Tempo
|
A+ / A-

Acabou a greve dos técnicos de diagnóstico. Alcançado acordo com Governo

24 nov, 2017 - 13:42

Mais de 200 mil utentes foram afectados pela paralisação de 24 dias.

A+ / A-

Veja também:


Os sindicatos que representam os técnicos superiores das áreas de diagnóstico e terapêutica chegaram esta sexta-feira a acordo com o Governo, pelo que a greve em curso vai ser suspensa às 24h00 uma greve.

O acordo foi alcançado durante uma reunião no Ministério da Saúde, em frente do qual vários profissionais em greve se manifestaram exigindo "respeito" e "justiça".

Segundo o presidente do Sindicato dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica, no final do encontro com o secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, estavam criadas as condições para a suspensão da greve.

Ficaram estabelecidos os princípios de um protocolo negocial, que vai ser assinado ainda esta sexta-feira, adiantou Almerindo Rego à agência Lusa.

Entre as questões consideradas fundamentais pelos sindicatos do sector contam-se as 35 horas semanais para todos os profissionais, tanto em contrato individual de trabalho, como em funções públicas, e ainda a contagem de anos de serviço para a nova carreira.

Pretendia-se ainda o cumprimento dos acordos assinados, a apresentação concreta de propostas que deem expressão prática às novas carreiras e lutam contra o bloqueio das negociações.

Segundo dados sindicais, a greve destes profissionais terá afectado mais de 200 mil utentes, que se viram impossibilitados de realizar exames, consultas e até cirurgias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Torres
    24 nov, 2017 Faro 15:49
    "Segundo dados sindicais, a greve destes profissionais terá afectado mais de 200 mil utentes, que se viram impossibilitados de realizar exames, consultas e até cirurgias. " - ora bem.. e quem saíu prejudicado? Apenas os que mais necessitam e que não têm dinheiro para privados. O direito à greve é de todos, concordo plenamente mas acho que o governo devia criar condições para que em situações de greves dentro da area da saúde as pessoas sejam encaminhadas para os privados em vez de aguardarem pelo fim da greve. Quantas pessoas foram gravemente penalizadas por não terem condições de recorrer a outras instituições de saude? Quantas pessoas vão acabar por falecer porque não foram diagnosticadas ou feitas cirurgias a tempo ?.... Pois disso ninguém contabiliza ou vai lembrar

Destaques V+