Tempo
|
A+ / A-

Dezenas de terroristas matam 305 pessoas em mesquita do Egipto

24 nov, 2017 - 12:56

Ataque ainda não foi reivindicado, mas as autoridades suspeitam do autodenominado Estado Islâmico. Foram declarados três dias de luto.

A+ / A-
O atentado "vil e covarde" que matou 270 pessoas no Egipto
O atentado "vil e covarde" que matou 270 pessoas no Egipto

Aumentou de 270 para 305 o número de mortos do atentado desta sexta-feira contra uma mesquita da região do Sinai, no Egipto.

A actualização do número de vítimas foi feita por Nasrala Mohamed, presidente da câmara de Bir al-Abed, localidade onde ocorreu o atentado, em declarações à televisão estatal egípcia.

Segundo a mesma fonte, 90 pessoas ficaram feridas no ataque levado a cabo por cerca de 40 terroristas, que explodiram uma bomba e abriram fogo sobre a multidão.

O alvo foi a mesquita Al Rawdah, frequentada por muçulmanos sufis.

O ataque, que ainda não foi reivindicado, é já considerado o mais mortífero dos últimos três anos na região.

“Eles disparavam contra as pessoas à medida que deixavam a mesquita”, afirma uma testemunha citada pela agência Reuters. “Até disparavam contra as ambulâncias”, acrescenta.

Outras testemunhas descrevem um cenário de várias ambulâncias a circular, a transportar as vítimas para os hospitais mais próximos, e a televisão estatal mostra imagens de pessoas feridas e de corpos cobertos com cobertores dentro da mesquita.

Algumas horas depois do ataque, a força aérea do Egipto atacou alvos em zonas montanhosas em redor de Bir al-Abed.

O Presidente egípcio, Abdel Fattah al Sisi, reuniu-se de emergência com as forças de segurança. O Governo decretou três dias de luto.

“As forças armadas e a polícia vão vingar os nossos mártires e restaurar a segurança e estabilidade com a maior força”, garantiu o Presidente egípcio, Abdel Fattah al Sisi, numa declaração ao país.

“O que está a acontecer é uma tentativa para travar os nossos esforços na luta contra o terrorismo, para destruir os nossos esforços de parar o terrível plano criminoso para destruir o que resta desta região”, frisou.

As forças de segurança do Egipto têm estado a combater o autodenominado Estado Islâmico no Norte do Sinai, onde vários membros do grupo terrorista já mataram centenas de polícias e militares desde o início da batalha, que se intensificou nos últimos três anos.

Os alvos do grupo terrorista são, sobretudo, as forças de segurança, mas também abrangem mesquitas, igrejas cristãs e peregrinos.

Em Julho, pelo menos 23 soldados foram mortos num ataque suicida com um carro armadilhado que atingiu dois postos de controlo no Sinai. Foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

Em Maio, vários atiradores atacaram um grupo de coptas e fizeram 26 mortos.

Marcelo e Trump condenam atentado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem de condolências e solidariedade ao homólogo egípcio.
"Quero igualmente condenar, de forma veemente, este bárbaro ataque que reforça a minha convicção de que o combate ao terrorismo e a defesa da vida e dignidade humana deve ser uma missão de todos e para a qual todos devem permanecer unidos e solidários", refere Marcelo Rebelo de Sousa.

"Quero transmitir-lhe, Senhor Presidente, em meu nome e em nome do povo português, toda a solidariedade para com o sofrimento e o luto do povo egípcio e, de modo particular, com as famílias das vítimas a quem dirigimos, através de Vossa Excelência, os sentimentos do nosso sentido pesar", conclui o chefe de Estado português.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, já condenou o ataque terrorista, que rotulou de “horrível e cobarde”.

“O mundo não pode tolerar o terrorismo, temos de os derrotar militarmente e desacreditar a ideologia extremista que constitui o pilar da sua existência”, escreveu Trump no Twitter.

[notícia actualizada às 11h15 de sábado, com o aumento do número de mortos para 305]

No Egipto, Papa diz que "religião não é o problema, é parte da solução"
Em Abril, Francisco esteve no Egipto e pediu que os povos e as religiões façam uma opção consciente pela paz. Esta sexta-feira a violência voltou ao Egipto.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • paulo santos
    24 nov, 2017 Carnaxide 18:07
    Fundamentalisno islamico, em que a esquerda europeia tapa os olhos a estes assassinos. O proximo atentado sera na Europa socialista, republicana, laica e futuramente muculmuna!
  • Aurélio
    24 nov, 2017 Feteiras 17:59
    Estes terroristas, quem quer que sejam (ainda não reivindicaram ...) só mereciam ser julgados sumariamente e enforcados em público, com as TV´s a reportar em directo para todo o Mundo. Ainda por cima foi uma pura matança de inocentes por simples MALVADEZ, este local fica nos confins desérticos do Egipto, sem "visibilidade" política ou turística que pudessem contribuir para "a causa".
  • Diaz
    24 nov, 2017 Lisboa 17:39
    Estou dividido e incrédulo com a disparidade de cobertura do ataque no EGIPTO onde morreram 215 pessoas e o impacto e cobertura dado ao incidente em Londres a decorrer.
  • O Crítico
    24 nov, 2017 Açores 16:16
    Continua o politicamente correcto nestas noticias, é uma vergonha a forma corrupta que a comunicação social não fala do assunto. O mundo tem um problema que se chama Islâmicos, enquanto continuam a tapar o sol com a peneira, como cobardes e outros traidoes em troca de uns trocos vindos do ouro negro... Vejam se Polónia, Hungria tem problemas de terrorismo, não, porquê??? Exacto não deixam essa malta entrar. Vão bloquear o comentário, a verdade não interessa...
  • radicalismo
    24 nov, 2017 Santarém 15:34
    As opções religiosas e políticas, estas em princípio são sempre comandadas nos países árabes pelas primeiras, acabam sempre por terminar em fortes divisões e guerras entre eles é o puro fanatismo e radicalismo que eles aplicam na religião que os leva a serem vítimas uns dos outros e a cura parece impossível.

Destaques V+