Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

24 nov, 2017 - 11:53

Tinha 53 anos e contava 35 de trabalho em jornais, revistas, rádio e televisão.

A+ / A-

O jornalista Pedro Rolo Duarte morreu esta sexta-feira de manhã, em Lisboa. Tinha 53 anos. Estava internado na unidade de cuidados paliativos desde quarta-feira, segundo o “Observador”.

Terá sido o cancro a levá-lo. Segundo o “Diário de Notícias”, Pedro Duarte Rolo estava doente desde o ano passado, primeiro com um cancro no pulmão e depois com cancro no estômago, que acabou por ser fatal.

Com perto de 35 anos de trabalho, Pedro Rolo Duarte tornou-se um nome conhecido da comunicação social em geral. Passou pela imprensa escrita, pela rádio e pela televisão. Em 1984, assumiu, na Renascença, o programa em directo “Sessão da Meia-Noite”, a convite de Rui Pêgo e Henrique Mendes.

Foi “estagiário, redactor, editor, director. Ou nada disso”, diz uma sinopse publicada na livraria online Wook.

A vida de jornalista começou aos 17 anos, quando começou a enviar textos para o suplemento juvenil do “Correio da Manhã”. Logo se tornou colaborador regular do “Diário dos Jovens” (nome desse suplemento) e lançou-se noutras publicações, como o jornal “Se7e” e “O Independente”.

Passou ainda pela revista “Visão”, pelo jornal “i” e pela direcção do “Diário de Notícias”.

Na rádio, depois da estreia na Renascença, passou pela Rádio Comercial, onde integrou uma equipa com Maria Flor Pedroso.

Já em televisão, é no final da década de 1980 que chega à RTP, com o magazine de espectáculos semanal “Programa das Festas” e, depois, com o ‘talkshow’ diário “Tempos Modernos”, onde acumulou a autoria e a apresentação com Ana do Carmo.

Na internet, lançou em 2007 um blogue com o seu nome.

Na segunda-feira, Miguel Esteves Cardoso titulou a sua crónica com o nome do jornalista: “Pedro Rolo Duarte”. E escreveu: “Não te aconchegues: ainda falta muita coisa [para fazer]. Algumas estão marcadas – algumas há muito, muito tempo - e outras, as melhores, ainda estão por marcar, vê lá tu”.

As cerimónias fúnebres iniciam-se esta sexta-feira e terminam no sábado com a cremação no cemitério dos Olivais, disse à agência Lusa fonte próxima da família.

Segundo a mesma fonte, o velório começou às 17h00 e decorre até às 13h30 de sábado, na capela do primeiro andar da igreja do Campo Grande, em Lisboa.

Pelas 13h30 de sábado, haverá "uma reunião de amigos" de Pedro Rolo Duarte no local, apontou a fonte. Pelas 15h00 do mesmo dia, inicia-se a cremação no cemitério dos Olivais.

[notícia actualizada às 19h19]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alanca
    25 nov, 2017 Lisboa 00:10
    Um media do pós 25 de abril que sabia passar a informação e uma voz inesquecível
  • José Armando
    24 nov, 2017 Leiria (distrito) 13:57
    Uma notícia triste. É que, entre as cosas que "foi ou talvez não", o Pedro era muito divertido.
  • Judite Gonçalves
    24 nov, 2017 Barreiro 12:28
    Tão cedo acabou a sua missão na terra! Paz à sua alma

Destaques V+