Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Infarmed. Costa diz que transferência estava "prevista" e admite que comunicação "não foi a melhor"

24 nov, 2017 - 08:05

O primeiro-ministro reafirmou que a lei protege os trabalhadores no que diz respeito à mobilidade.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, disse, em entrevista à Antena 1, que a decisão de transferir a sede do Infarmed para o Porto já estava tomada e admitiu que a comunicação feita aos trabalhadores "não foi a melhor".

Na entrevista, Costa afirmou que a transferência do Infarmed estava integrada na candidatura do Porto à sede do Agência Europeia do Medicamento (EMA).

Segundo o chefe de Governo, a transferência era um "dos critérios para trazer para Portugal e, em concreto, para o Porto, a sede da Agência Europeia do Medicamento".

"Já estava previsto (...) Seria uma sequência natural da vitória da EMA, seria a aproximação do Infarmed. Um dos critérios importantes era a sua proximidade entre a agência europeia e as agências nacionais", disse na entrevista, que será divulgada na integra no sábado.

O primeiro-ministro disse também que a forma como o Governo comunicou a decisão da ida do Infarmed para o Porto não terá sido a melhor.

"Por ventura, a comunicação poderia ter sido de outra forma, mas a questão de fundo é: o Porto deve ou não ser o local onde deve ser instalado o Infarmed? Deve ser, eu acho que essa é opção de fundo", disse.

António Costa disse ainda que a lei protege os trabalhadores no que diz respeito à mobilidade.

"Eu encararia com tranquilidade quer porque a lei me protege relativamente aos meus direitos quanto à mobilidade quer porque tenho seguramente uma administração e um Governo que saberá dialogar para encontrar as melhores condições para que o Porto possa ter o Infarmed e eu possa ter boas condições no Infarmed ou noutro serviço para poder continuar a desempenhar a minha atividade", salientou, colocando-se na posição dos trabalhadores.

Na terça-feira, o ministro da Saúde anunciou que a sede do Infarmed vai ser mudada de Lisboa para o Porto, a partir de 1 de Janeiro de 2019.

Na quarta-feira o coordenador da Comissão de Trabalhadores do Infarmed, Rui Spínola, disse que a quase totalidade dos funcionários do Infarmed não concorda com a transferência da instituição para o Porto e 92% dizem estar indisponíveis para a mudança.

O Infarmed - Agência Nacional do Medicamento tem 350 trabalhadores e mais cerca de 100 colaboradores externos que incluem especialistas, alguns deles presentes na conferência de imprensa.

O Infarmed tem jurisdição sobre todo o território nacional e até agora tem funcionado com a sede no Parque da Saúde, em Lisboa.

A missão do Infarmed é "regular e supervisionar os setores dos medicamentos, dispositivos médicos e produtos cosméticos, segundo os mais elevados padrões de proteção da saúde pública, e garantir o acesso dos profissionais da saúde e dos cidadãos a medicamentos, dispositivos médicos, produtos cosméticos, de qualidade, eficazes e seguros", segundo informação no site do organismo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cabral
    29 nov, 2017 Lagos 16:21
    Isto cheira a combinação tipo "não te preocupes, se não ganhares a europeia a gente dá-te a nacional"
  • AA
    24 nov, 2017 LX 23:28
    "Já estava previsto (...) Seria uma sequência natural da vitória da EMA, seria a aproximação do Infarmed. Um dos critérios importantes era a sua proximidade entre a agência europeia e as agências nacionais" ENTÃO DEVIA TER FEITO A MUDANÇA ANTES DA CANDIDATURA, ISSO É QUE FAZIA SENTIDO. OBVIAMENTE COSTA ESTÁ A MENTIR. OU ENTÃO SÃO SIMPLESMENTE ESTÚPIDOS.
  • J Simões
    24 nov, 2017 Lisboa 11:34
    Quem não o conhece? A conversa é sempre a mesma. Aldrabices!!!!
  • COSTA ILUSIONISTA
    24 nov, 2017 Lx 10:38
    Este kamarada Costov tem um problema com a verdade.Nada como ver o site da candidatura para se ver que este kamarada tem um problema com a realidade pois mente tanto que já nem sabe o que é falso e o que é verdadeiro...O mesmo fazia o famoso Pinto de Sousa, esse prodígio da mentira e da manipulação e dos esqeumas ilícitos de quem este kamarada Kostov foi nº 2 e parece que aprendeu bem a lição...
  • COSTA PANTOMINEIRO
    24 nov, 2017 Lx 10:12
    És um belo pantomineiro e vendedor da banha da cobra.Vai dar banho aos kamaradas do BE e do PCP...e A LEI KAMARADA? nÃO A RESPEITAS? prime Iro DECIDEM E DEPOIS PENSÃO NOS "PORMENORES LEGAIS"...Un s belos trastes é o que são...
  • xpto
    24 nov, 2017 lx 09:33
    Ai Costa, Costa!

Destaques V+