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Turismo. Chineses mostram cada vez mais curiosidade por Portugal

23 nov, 2017 - 18:57 • Ana Carrilho

É o que diz Inês Almeida Garrett, delegada do Turismo de Portugal na China.

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Cerca de meia centena de agências de viagens de toda a China participaram num workshop com agências e empresas portuguesas organizado pela Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT) no âmbito do seu congresso anual que decorre, até domingo, em Macau.

A delegada do Turismo de Portugal na China, Inês Almeida Garrett, apresentou o país e fez questão de frisar que há muito mais para ver do que Lisboa e Porto.

Em declarações à Renascença, a responsável do turismo português em Shangai afirmou que a qualidade dos operadores chineses presentes foi muito boa e “nota-se uma vontade clara de saber mais sobre o país e a oferta turística. O 'trade' local tem uma necessidade enorme de informação para trabalhar”, sublinhou Inês Almeida Garrett.

A delegação do Turismo de Portugal em Xangai foi criada há cerca de três anos e, segundo a sua responsável, a primeira coisa a fazer foi traduzir toda a informação para mandarim. Além disso, há uma grande aposta nas redes sociais e foram criadas ferramentas específicas para os operadores locais.

Chineses à procura de Portugal: quem são e o que procuram?

“Entre os 30 e 50 e tal anos, preferem viajar em grupo, com pacote organizado e acompanhados por um guia local que fale mandarim porque não sabe ou fala inglês”. É este o perfil do turista chinês que visita Portugal traçado por Inês Almeida Garrett.

“Na mesma viagem à Europa visita dois ou três países: Portugal, Espanha e depois, França ou Itália. Agora, com a ligação aérea directa Lisboa – Pequim (que tem cada vez mais procura) os turistas chegam a Lisboa, fazem o circuito europeu e na grande maioria dos casos voltam à capital portuguesa para apanhar o avião de regresso à China”, acrescenta.

Apesar de ainda não haver dados sobre o impacto directo da ligação aérea operada pela Beijing Airlines desde Julho no aumento dos turistas chineses em Portugal, o certo é que a sua quota tem vindo a ganhar terreno. Este ano já se regista um aumento de 40% em relação a 2016 que, por seu turno, tinha crescido 18% relativamente a 2015. O ano passado chegaram 200 mil turistas da China e este ano, até Setembro, o número já é quase o mesmo. Este é um nível de crescimento que a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, espera que possa continuar a ser mantido.

Por enquanto, a média de estadia dos chineses em Portugal é de dois dias mas a delegada do Turismo de Portugal em Xangai garante que estão a trabalhar para conseguir aumentar as permanências. “Até porque o país tem uma grande diversidade de oferta turística e tem muito mais que as cidades de Lisboa e Porto. Temos feito trabalho de divulgação e promoção e há crescimento sustentado”, conclui Inês Almeida Garrett.

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  • Luis
    23 nov, 2017 Evora 23:30
    Esperemos que os "tao desejados" turistas chineses nao fac,am o mesmo que fizeram nomeadamente em Bali onde chegam aos grupos , ficam em hoteis baratos , so' comem em restaurantes chineses e pouco ou nada gastam .... portanto pouca mais valia acrescentam .... alias curiosamente a noticia da' conta de que ficam em media 2 dias mas nao diz quanto gastam em media .....

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