Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Beber três cafés por dia pode levar a menos problemas de saúde

23 nov, 2017 - 18:37

Uma investigação da Universidade de Southampton analisou mais de 200 estudos sobre o tema.

A+ / A-

As pessoas que bebem três a quatro cafés por dia terão mais benefícios do que prejuízos de saúde. É o que diz um estudo apresentado esta quarta-feira na revista médica BMJ.

Quem bebe café apresenta menos risco de morte prematura, doenças de coração, diabetes, problemas de fígado, demência e alguns cancros.

A pesquisa, que juntou análises de mais de 200 estudos de investigação observacional e 17 estudos baseados em ensaios clínicos de vários países, chegou à conclusão que estes benefícios do café não se aplicam a mulheres grávidas ou a pessoas mais sensíveis a fracturas.

Robin Poole, especialista em saúde pública da Universidade de Southampton, que liderou a investigação, considera que “beber café é aparentemente seguro dentro dos padrões usuais de consumo”.

Outra das conclusões do estudo é que beber mais de três cafés por dia não está ligado a problemas de saúde, mas diminui os efeitos benéficos.

A equipa liderada por Robin Poole avisa que, como a investigação se baseou sobretudo em dados de observação, não podem ser tiradas conclusões sobre causa e efeito. Mas os investigadores garantem que as suas descobertas confirmam outros estudos recentes sobre o consumo de café.

O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 24 nov, 2017 09:46
    Podem fazer os estudos que quizerem sobre o café. A realidade empírica não se altera para mim, e é a seguinte: 1 café por dia (em Portugal ) ao final de alguns dias cria-me dependência, pois caso me esqueça de o tomar, na sequência de uma toma por dia, fico violentamente ensonada e a partir do final da manhã começo a ficar com fortes dores de cabeça. Estes sintomas (que interpreto como ressaca pela falta de café/cafeina) preduram cerca de uma semana, se durante esse tempo eu não ceder à toma. Não fosse eu ter um longo historial de vida em que vivia sem café iria provavelmente achar que o café me faria bem porque se não o beber ando cheia de sono e com dor de cabeça. A verdade para mim é que tais sintomas acontecem em situações de desmame do café apenas. Pois antes de ter iniciado a toma não os tonha. O meu conselho é: melhorem o estilo de vida, durmam horas suficientes por noite e tenham uma alimentação saudável, o mais possível livre de gorduras saturadas, hidrogenadas, trans, etc. e livre de açucares refinados entre outros produtos pouco recomendados para a saúde tão usados hoje em dia da dar responta ao ritmo de vida acelerado... Uma violência para a nossa saúde e planeta.
  • DP
    24 nov, 2017 Sim 08:17
    Só se esqueceram de dizer que são 3 cafés americanos, visto que o estudo foi feito lá, isso equivale a quantas bicas? Noticias sem informação real para os tugas
  • tugamaster
    24 nov, 2017 tugal 05:29
    e a morrer de hipertensão!
  • FR
    23 nov, 2017 Portugal 23:31
    E a ataques de pânico e ansiedade.

Destaques V+