Tempo
|
A+ / A-

Vamos comer pão de grilos secos?

23 nov, 2017 - 13:54

Rede de padarias da Finlândia começou a vender pães de insectos, com alto valor proteico. Comer insectos é tendência na Europa.

A+ / A-

A Fazer, uma empresa finlandesa de serviços de padaria e comida, lançou na quinta-feira o que diz ser o primeiro pão à base de insectos do mundo a ser oferecido aos consumidores nas lojas.

O pão, feito de farinha de grilos secos, bem como farinha de trigo e sementes, contém mais proteína do que o pão de trigo normal, avança a Reuters. Cada pão contém cerca de 70 grilos e custa 3,99 euros.

"Este pão oferece aos consumidores uma boa fonte de proteínas e é também uma maneira fácil de se familiarizarem com os insectos como alimento", disse Juhani Sibakov, chefe de inovação da Fazer Bakeries, citado pela Reuters.

Em Novembro, a Finlândia juntou-se a outros cinco países europeus – Reino Unido, Países Baixos, Bélgica, Áustria e Dinamarca – que permitem que os insectos sejam criados e comercializados para uso alimentar.

A Fazer desenvolveu este pão de grilos desde o Verão e teve que aguardar pela aprovação da legislação na Finlândia para poder ser lançado.

A ingestão de insectos, ou entomofagia, é comum em grande parte do mundo. As Nações Unidas estimaram no ano passado que pelo menos 2 mil milhões de pessoas comem insectos e que mais de 1.900 espécies foram usadas para alimentação.

Nos países ocidentais, os insectos comestíveis estão a ganhar força em nichos de mercado, particularmente entre aqueles que procuram uma dieta sem glúten ou que desejam proteger o meio ambiente. Os insectos agrícolas usam menos terra, água e alimentos do que a criação de animais.

"Não sinto a diferença ... Sabe a pão", afirmou Sara Koivisto, uma estudante de Helsínquia, depois de tentar o novo produto.

Devido a uma oferta limitada de grilos, o pão de insectos inicialmente só será vendido em 11 lojas de padaria da Fazer, localizadas em hipermercados da região de Helsínquia, mas a empresa planeia oferecê-la em todas as suas 47 lojas no próximo ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Fava
    05 dez, 2017 Leiria 17:10
    Nós por cá já há muito que comemos invertebrados. Tou a pensar numa feijoada de caracol por exemplo. Não sei o que é que estes nórdicos nos vêm ensinar. TAF
  • Maria Teresa
    23 nov, 2017 Oeiras 14:42
    Ao ler a notícia, fiquei cheia de pena dos grilos que tanta alegravam os dias das as minhas férias de Verão em Aveiro, na casa da minha Avó materna. Se a moda aparece por cá, acho que não aderirei... e se verem criar empadas de minhocas (agh...)?

Destaques V+