Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Advogados. Quem falar mal dos colegas pode sofrer pena disciplinar

23 nov, 2017 - 08:06

Conselho Deontológico de Lisboa garante ter meios para fazer um acompanhamento exaustivo e sistemático de declarações públicas dos advogados.

A+ / A-

Os advogados têm o dever legal de preservar o prestígio da profissão. Quem não o fizer, está a violar regras deontológicas e pode vir a ser alvo de procedimentos de natureza disciplinar. Estas são recomendações do Conselho Regional de Deontologia de Lisboa, num comunicado emitido a 13 de Novembro.

De acordo com o “Público”, que avança a notícia, a chamada de atenção consta do mesmo comunicado onde é recordado que os advogados necessitam de pedir autorização sempre que quiserem defender publicamente um cliente.

De acordo com o jornal, as regras, apesar de antigas, na prática eram pouco fiscalizadas pois “era demasiado caro obter o suportes de vídeo e áudio que serviriam para provar a infracção disciplinar”. No entanto, o Conselho Deontológico contratualizou recentemente “um serviço de recolha de notícias com custos aceitáveis que vai permitir resolver esta limitação”.

Em declarações ao jornal, o presidente do Conselho Regional de Lisboa, Jaime Martins, explica que recebe em média por semana entre dois e três pedidos de autorização de advogados que querem prestar declarações públicas em processos concretos. A esmagadora maioria é aprovada, alguns só depois de os profissionais justificarem a necessidade de intervir em defesa do cliente. “Os advogados não devem discutir na praça pública o que vão discutir no processo. Se o fazem estão a instigar julgamentos na praça pública”, acredita. A intervenção pública, diz, deve ser excepcional.

Mas nem dentro da Ordem este tema é pacífico. O bastonário Guilherme Figueiredo, que nunca recebeu qualquer recurso de advogados que não foram autorizados a falar, defende que já não faz sentido obrigar os profissionais a pedir autorização para defender publicamente os clientes.

“O que devemos ser é rigorosos com colegas que falam de processos de outros colegas”, sustenta. Por isso, em Janeiro vai lançar um grupo de trabalho para rever os estatutos da ordem. Esta é uma das questões a discutir.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario Ventura
    26 nov, 2017 Porto 15:14
    Há muito advogado vigarista e o sistema proteger essa gente.No Brasil qualquer cidadão que esteja em litigio com alguém tem acesso direto ao processo por um portal da justiça.Cá só advogado pode ver e por isso somos enganados da atuação do mesmo ,porque a informação vem dele.Quantos estão com deus e diabo ao mesmo tempo? Eu tenho um caso assim.Fui enganado pelo advogado dizia uma coisa e procedia de outra.Só no fim do processo onde fui penalizado e através de outro advogado fui ver processo ao tribunal e tinha sido enganado pelo meu que desorientou o processo em favor do outro lado.Aqui neste País tudo é feito para proteger classes e lobbys em prejuízo do cidadão comum.Haja coragem para pôr fim a esta podridão de interesses.
  • desconfiado
    23 nov, 2017 Santarém 22:57
    Isto parece ser impor a lei da rolha e obrigá-los a todos a pensar a uma só cabeça, será o comunismo infiltrado na justiça?.
  • fanã
    23 nov, 2017 aveiro 16:46
    Se a Advocacia tem má imagem por alguma razão é !!!!!...........................Por isso se diz " que deus nos livre dos hospitais e dos tribunais" !
  • Fernando Cerqueira
    23 nov, 2017 Ponte de Lima 12:28
    O que se entende por falar mal de um colega? ´dizer que é mau profissional? Que cobra muito dinheiro por coisa que deveria cobrar pouco? Que é um vigarista? E se isto for verdade em relação a alguns dos senhores de quem falamos, isto é falar mal? Ou seja, senada disto é falar mal, então o que se passa é corporativismo no seu melhor,
  • Democracia?
    23 nov, 2017 De algures 11:58
    Concordo com todos os comentários por aqui ditos. Esta seita o que quer é fazer o que bem entender mas ainda haver o silencio para lhes proteger. Cambada de criminosos! Democracia? Esta democracia é a pior vergonha do sec. XxI
  • FLOREADOS DA OA
    23 nov, 2017 Lx 10:30
    E que tal acabar com os falsos advogados que pululam na Assembleia da República nas suas negociatas com os seus escritórios......Uma vergonha colossal.Andam a tapar o sol com a peneira...
  • Sai palha
    23 nov, 2017 Lisboa 09:58
    O que é falar mal? Dizer verdades? A seita age como seita.
  • Para refletir...
    23 nov, 2017 Almada 09:31
    É a lei da rolha que existe em toda a justiça no ano 2017, e falam em democracia! É melhor haver julgamentos em praça pública, do que com pouca transparência. Têm algo contra a transparência?
  • AC
    23 nov, 2017 Lisboa 09:26
    A palavra "contratualizar" profusamente utilizada pelos serviços públicos actualmente não existe em português pura e simplesmente.

Destaques V+