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Organização Mundial de Turismo: “Fátima é uma marca muito poderosa"

22 nov, 2017 - 18:50 • Paula Costa Dias

O secretário-geral da Organização Mundial de Turismo diz que Fátima é um dos destinos religiosos mais conhecidos do mundo.

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O secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT) reconhece a importância que Fátima teve para o crescimento do turismo religioso mundial. O número de turistas internacionais em 2016 foi, segundo a OMT, 1.2 mil milhões, sendo que um em cada quatro viajou por motivos religiosos.

Apesar de a OMT não ter um "ranking" dos destinos mais procurados, Taleb Rifai admitiu que Fátima é um dos destinos religiosos mais conhecidos do mundo. Na conferência de imprensa de abertura do congresso internacional sobre turismo religioso, Rifai salientou que “Fátima é uma marca muito poderosa”.

“O próprio nome de Fátima evoca tanto interesse e entusiasmo e isso é 90% do marketing de qualquer destino,” disse o secretário-geral, em Fátima. Acrescentou que, por isso, “tem um papel muito importante para desempenhar e é usada como um exemplo para outros destinos”, sendo “um dos destinos mais conhecidos em todo o mundo.”

Garantir o respeito pela tradição nos locais sagrados é o que vai agora levar a Organização Mundial do Turismo a criar uma série de regras de visita para conciliar o crescimento do turismo com a necessidade de preservar os locais sagrados.

“Temos de seguir o conceito de respeito quando vamos aos lugares, se queremos entrar numa mesquita temos de tirar os sapatos, se queremos entrar numa igreja temos de cobrir os braços, quando queremos visitar qualquer local religioso temos de agir segundo as regras, faz parte do respeito para com o local onde estamos e isso é bom para o visitante e para a pessoa que estamos a visitar,” explicou Taleb Rifai.

Estas regras serão definidas pela Organização Mundial do Turismo, mas a responsabilidade de as colocar em prática será das entidades que gerem os destinos turísticos.

Para o reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, “a celebração do centenário consolidou a internacionalização de Fátima, afirmando Fátima a nível internacional como o mais significativo destino de turismo religioso português".

Em Portugal, o turismo cresceu 19% desde o início do ano, tendo o mês de Setembro atingido os 21%. Os dados foram revelados pelo ministro da Economia neste congresso. Segundo Manuel Caldeira Cabral, o aumento foi mais significativo na região centro, no Alentejo e nos Açores, regiões onde o turismo tinha menos intensidade, e na chamada época baixa.

Números que o ministro disse aos jornalistas serem “muito importantes para a estabilidade do sector, para não ser um sector tão sazonal, de picos de emprego no Verão e picos de desemprego no Inverno e para poder manter emprego ao longo de todo o ano”.

Este crescimento pode, contudo, desacelerar em 2018 devido aos incêndios. "Estamos a fazer um grande esforço para que isso não aconteça e o reforço e a duplicação que fizemos da linha ‘Valorizar’ tem a ver com isso, com tentar compensar e restaurar as zonas que foram destruídas ou com abrir novos caminhos, novos passeios pedonais, novos passeios de bicicleta, novas áreas para que o turismo nessas regiões não fique tão afectado", afirmou.

“Mas em alguns casos, obviamente, vai ser afectado, por isso mesmo temos também apoios do Turismo de Portugal para as unidades hoteleiras que tiveram quebras de procura,” admitiu o governante.

Manuel Caldeira Cabral revelou que o turismo religioso em Portugal aumentou cerca de 40%, sobretudo devido à comemoração do centenário e à vinda do Papa a Fátima. Por isso, o Governo está a trabalhar para melhorar os acessos pedonais a Fátima. No Norte, a prioridade são os caminhos de Santiago.

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