Tempo
|
A+ / A-

OE 2018. Costa acredita que Bruxelas vai, “mês após mês”, ganhar "tranquilidade"

22 nov, 2017 - 13:52

Bruxelas entende que há "risco de não cumprimento" dos requisitos do Pacto de Estabilidade e Crescimento.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, mostra-se confiante na viabilidade da proposta orçamental para 2018, acreditando que a Comissão Europeia vai, "mês após mês", ganhar maior "tranquilidade" com o documento.

O chefe do Governo falava, esta quarta-feira, à margem de uma visita à Escola das Armas, em Mafra, sobre a opinião de Bruxelas relativa à proposta orçamental para o próximo ano emitida hoje, onde o executivo comunitário identificou um "risco de não cumprimento" do ajustamento necessário para alcançar o Objetivo de Médio Prazo (de 0,25% do Produto Interno Bruto - PIB) "tanto em 2017 como em 2018".

Para António Costa, a discussão do Orçamento em sede de especialidade trará "seguramente" um melhoramento do documento.

"Tenho a confiança que o Orçamento do Estado será seguramente melhorado, mas não será enfraquecido na sua capacidade de cumprir as metas que temos", declarou o primeiro-ministro, sublinhando que, em 2016 e 2017, o executivo e o país atingiram ou superaram os objectivos a que se propuseram a nível, por exemplo, de défice público.

O comissário europeu dos Assuntos Económicos comentou hoje que o plano orçamental de Portugal para 2018 acarreta claramente "riscos de incumprimento", mas considerou, ainda assim, que o país está no bom caminho e não pode é repetir os erros do passado.

Na conferência de imprensa de apresentação do "pacote de outono do semestre europeu", que inclui os pareceres da Comissão sobre os esboços orçamentais dos países da zona euro para 2018, Moscovici afirmou que o projecto de orçamento de Portugal "está em risco de incumprimento, mas as coisas vão na direcção certa", designadamente na redução do défice estrutural, apontando as previsões que também a dívida pública vá sendo reduzida.

Sobre eventuais receios de que Portugal volte a cometer erros do passado e a aumentar excessivamente a despesa pública, Moscovici disse que a recomendação da Comissão é a mesma para todos os Estados-membros: "Devemos ter em mente que agora estamos fora da crise, mas que jamais devemos repetir os erros que nos conduziram lá".

A Comissão Europeia considerou hoje que o esboço orçamental para 2018 de Portugal "pode resultar num desvio significativo" do ajustamento recomendado, pelo que há "riscos de não cumprimento" dos requisitos do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    22 nov, 2017 Lisboa 19:19
    Era tão bom que a geringonça não cumprisse as metas orçamentais e que levasse o país para a banca rota não era direitolas, vão sonhando.
  • xpto
    22 nov, 2017 Lx 15:48
    Ai Costa, Costa!
  • Eborense
    22 nov, 2017 Évora 14:54
    Este Dr. Costa está cada vez mais engraçado. Sabe, Dr. Costa. Quem irá ter muitas razões para não ter tranquilidade são os portugueses, não obstante a tranquilidade demonstrada por muitos ignorantes apoiantes da geringonça. Infelizmente, daqui a 3 ou 3 anos estamos novamente a lamentar e a arcar com as consequências de uma nova falência do País. Bem sei, que aí haverá muitos culpados, mas há um que não terá culpa de nada, que é o governo.
  • COSTA PANTOMINEIRO
    22 nov, 2017 Lx 14:05
    Kamarada Kostov: chega de mentira e manipulação. O Sr não tem uma estratégia para o país, gere a crise e vai comprando votos no sector público.Espero que venham ver as suas contas marteladas e sempre a empurrar com a barriga para a frente e por, no futuro, outros governos a pagar os seus desmandos.CHEGA DE MANIPULAÇÃO KAMARADA e DE CEDER AO PCP E BLOCO...

Destaques V+