Tempo
|
A+ / A-

Vila Real. Jovens, passo a passo com Maria, rumo ao Natal

22 nov, 2017 - 10:04 • Olímpia Mairos

A caminhada é feita nas comunidades paroquiais e tem como símbolo o terço do rosário.

A+ / A-

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, Vocacional e Universitária da diocese de Vila Real está a desafiar os jovens a uma “verdadeira caminhada de Advento/Natal”.

A caminhada centra-se no lema do Jubileu dos jovens em Fátima: “o segredo da paz, o caminho do coração” e tem como símbolo “o terço do rosário” que Nossa Senhora “indicava como instrumento para alcançar a paz”, explica o director do Secretariado da Pastoral Juvenil, Vocacional e Universitária, padre João Curralejo.

“Queremos, nesta caminhada de Advento e Natal, seguir os passos de Maria e os ensinamentos que nos deixou há 100 anos, na Cova da Iria”, sublinha o sacerdote, acrescentando que foi pelo “sim de Maria que veio até nós o príncipe da Paz, nascido no presépio de Belém, e pelas suas visitas se renovou a mensagem do Evangelho para o nosso tempo”.

O caminho será feito em comunidade, ao longo deste tempo do Advento e Natal, até ao dia 1 de Janeiro, Dia Mundial de Oração pela Paz.

No âmbito desta dinâmica, as paróquias são convidadas a construir um terço, uma dezena cada semana, no material que for mais adaptado e onde não for possível é sugerida a colocação de um terço grande junto do altar, a partir do 1º dia do Advento.

Para a reflexão pessoal ou de grupos paroquiais, o secretariado propõe “em cada semana do Advento os pilares da Mensagem de Fátima: Oração, penitência, conversão e adoração”.

O Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da diocese de Vila Real está também a organizar dois fins-de-semana Hospitaleiros, na Casa de Saúde do Bom Jesus, em Braga, com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

A primeira iniciativa terá lugar entre 27 e 29 de Dezembro e é dirigida a jovens com mais de 16 anos. O segundo fim-de-semana Hospitaleiro está marcado para os dias 9 a 11 de Março.

Os quatro eixos desta actividade são a vida de grupo, “a oração, o serviço aos doentes e algum tema de reflexão”, adianta o padre João Curralejo.

Os jovens da diocese de Vila Real são ainda convidados a participar numa peregrinação a Taizé – Basel, de 28 de Dezembro a 1 de Janeiro. As inscrições decorrem até 30 de Novembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+