Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Não terá sido o hamster a provocar a morte da menina da Maia

22 nov, 2017 - 06:34

Joana Teixeira, de sete anos, morreu na sequência de uma falência renal. A primeira causa avançada apontava para uma bactéria transmitida pelo animal de estimação da família.

A+ / A-

A Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) aponta para uma infecção “contraída a partir de uma fonte alimentar” como causa da morte da menina de sete anos, na Maia.

As autoridades de saúde afastam, assim, a possibilidade de ter sido o animal doméstico da família (hamster) a transmitir a bactéria que conduziria à morte.

Joana Teixeira morreu no dia 13, depois de ter começado com vómitos e diarreia, sintomas que se agravaram e levaram à sua transferência de Valongo para os cuidados intensivos do Hospital de S. João, no Porto.

A notícia da morte foi avançada pelo “Correio da Manhã”, segundo o qual teria sido uma bactéria transmitida pelo hamster da família a causar a insuficiência dos rins.

Mas a investigação epidemiológica da Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) concluiu que a morte terá tido origem numa infecção contraída a partir de fonte alimentar.

A bactéria em causa é a Escherichia Coli, que habita nos intestinos mas que, em caso de crescimento acima do normal, pode causar infecções graves.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria de Lurdes alve
    23 nov, 2017 Lagoa mafra 07:55
    Estao a querer provocar falencia nas lojas dos animais.Primeiro os gatinhos e os cães, agora os ratinhos.Andamos a ser roubados pela escu Agora a próxima falência no nosso pais provocada pelos senhores do governo serã ao comércio e doação de animais .O comércio de gatos e cães já foi afectado, a seguir os ratos !......vacas loucas já era! DESGOVERNADOS MENTAIS QUE SÓ PENSAM EM DESTRUIR.O HOMEM AUTODESTROE SE A ELE PRÓPRIO!
  • Maria de Lurdes alve
    23 nov, 2017 Lagoa mafra 07:24
    Para mim a morte nao foi provocada pelo ratinho de estimação! Há realmente casos e eu sei de um caso já alguns anos na zona norte do nosso pais( uma sra que morreu)a conclusão que levou a morte foi motivado pela urina dos ratos.Essa sra tinha jardim e mexia muito no jardim e sem luvas.
  • Natália Oliveira
    23 nov, 2017 02:33
    Acho que deveria ter mais inspecoes de Higiene nas lojas dos Chineses Indianos paquistaneses que cresceram como cogumelos em todas as regiões de Portugal. As frutas e produtos alimentares são guardas durante a noite em péssimas condições podendo haver ratos e etc Fiquei chocada a ver os empregados a preparar os Hamburgs sem luvas com a roupa e sapato que vieram da rua podendo ficar, desta forma os alimentos servidos aos clientes portadores de muitas bactérias, sobretudo para as nossas crianças com o sistema imunitário ainda por desenvolver....Acho que nesses restaurantes onde os alimentos são preparados diretamente com as maos, deveria o peusaremsempre luvas desgartaveis roupa adequada e sobretudo mais higiene . Ainda quero chmar atenção para os donos de caes que deixam as fezes dos seus queridos animais na via publuca e, depois as pessoas levam para dentro das suas casas muita bactérias porque o coco dos cães , mesmo se estes estão completamente desparazitados. Cocó dos cães deixado nos passeios e nas ruas com o tempo apodrece e cria muitas bactérias, fica cheio de bixos como é óbvio. Muita Falta de respeito do Bem Público. Causando,Obviamente,muitos problemas de saúde sobretudo para as nossas crianças e velhos que tem todo o direito de viver com Dignidade e Saúde, no País que os viu nascer.....Portugal não é somente “Um cantinho à beira mar plantado” como cantam os nossos poetas... Portugal é uma MULHER. Uma SINFONIA....Um beijinho grande a todos os leitores.
  • Berta Margarida Beça
    22 nov, 2017 Porto 19:13
    Como e possível darem esta comida as nossas crianças, governo faca alguma coisa, são crianças, sera q ninguém vê isso, quem faz isto nao tem perdão são monstros vergonha chocante , punam os as pessoas q dão assim a comida as nossas crianças, prisao e o q merecem
  • Berta Margarida Beça
    22 nov, 2017 Porto 19:03
    Nunca ha culpados neste pais, alguem tem de ser responsável por isto, já alguembimaginou o que aquela familia esta a passar perante esta perda chocante?! Façam algo, governo faça algo, antes que mais incidentes trágicos como este acontecem, punam as pessoas, são crianças que estão aqui em questão, familia tentem saber o q se passou apurem responsáveis, isto não pode ficar assim, chocante
  • 22 nov, 2017 16:26
    Realmente pode ter sido de uma infecção alimentar. Mas agora pergunto, a menina só comia na cantina da escola? Que eu saiba fazem se varias refeições ao dia e muitas das quais em casa, em restaurantes... Em diversos sítios mesmo. Porque falam só na escola e no pobre animal?
  • Manuel Carvalho
    22 nov, 2017 Porto 14:56
    Vai fazer 5 anos que contrai a bactéria E-colli no hospital de sto António 3 dias depois nos cuidados intensivos e em coma era suposto não haver hipótese de sobrevivencia apos 14 dias em coma comecei a recuperar não teve nada a haver com alimentação ainda hoje continuo com problemas associados
  • 22 nov, 2017 13:39
    A direção das escolas têm que ser responsáveis pela qualidade da alimentação servida na escola tendo a colaboração das empregadas das cantinas, qualquer problema que surja devem ser imediatamente demitidas com justa causa. Assim haveria mais responsabilidade.
  • Joana
    22 nov, 2017 Odivelas 12:49
    Na escola, enxiste alguém que revista (por assim dizer) a comida? Se a pobre criança teve uma Falência Renal, quer os rins não estavam a funcionar bem, analisem os rins da criança e assim, em prencipio irão saber a razão pela qual a criança morreu. Analisem a comida da escola da criança. O animal não teve culpa nenhuma. Médicos, analisem bem os rins da criança, e se já o analizaram, analizem a comida da escola da Joana Teixeira. Se possível, quando tiverem alguma conclusão enviem- me um email por favor. Assim espero. Obrigada, Joana Surrador.
  • Ajudem as crianças
    22 nov, 2017 Sara 11:37
    Quem são estas pessoas que manipulam e entregam comida as crianças, tem formação? Como é possivel dar uma criança carne/peixe, mal passados, mas fecham os olhos quando estão a tirar a comida dos tabuleiros? Onde esta a formação civica destas pessoas? A onde estão os inspectores?Devia haver um em cada refeitorio escolar, já que vão por policias as portas das discotecas, é favor se colocar um inspector em todos os refeitorios, estamos a falar de crianças, que não tem ninguem que olhe para elas, no ambiente escolar, os pais estão a trabalhar, pensando que estão em segurança, mas não estão. Vergonha num pais que nem dos seus cuida.

Destaques V+