Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Politécnicos podem não conseguir pagar salários de Dezembro

22 nov, 2017 - 00:44

Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos reclama sete milhões de euros ao Estado.

A+ / A-

Os institutos politécnicos apelam ao Governo para transferir até ao fim do ano as verbas em dívida a estas instituições.

O montante em atraso ronda os sete milhões de euros e, segundo o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, Nuno Mangas, há casos em que as instituições estão paralisadas.

Em declarações à Renascença, Nuno Mangas explica que o conselho concluiu que ainda não há problemas em pagar salários, apenas porque se deixaram projectos para trás.

“Para o mês de Novembro a situação está assegurada. Havia algumas situações que estavam em dificuldade, mas já se conseguiu resolver. Mas o problema é que, para pagarmos salários, deixámos outras coisas para trás”, adverte o responsável.

“Torna-se imperioso que agora até ao final do mês haja um reforço dos orçamentos das instituições para que as coisas possam voltar a alguma normalidade no último mês do ano e as instituições possam pagar os salários de Dezembro e possam, também, fazer face aos outros encargos com fornecedores e com outro tipo de compromissos que resultam da sua actividade de investigação e ensino”, apela Nuno Mangas.

O também presidente do Instituto Politécnico de Leiria diz que estas instituições estão impedidas de assumir quaisquer novos compromissos financeiros, enquanto não se concretizar o reforço orçamental, pelo que até ao fim do ano espera ver o dinheiro em falta transferido pelo Governo.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, disse na semana passada no parlamento, que a transferência de verbas da dotação orçamental adicional prevista no contrato de legislatura com as instituições de ensino superior públicas deve acontecer até ao final do mês de Novembro.

Essa dotação adicional pretende fazer face aos aumentos de encargos decorrentes de alterações legislativas, como o regime transitório do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico (ECPDESP), no caso dos politécnicos, que está a fazer com que estas instituições estejam, em alguns casos, a adiantar dinheiro desde Janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • XUXAS MANIPULADORES
    22 nov, 2017 Lx 10:29
    Não faz mal...os sindicatos que se preocupem com isso pois fazem parte da geringonça e eles que resolvam. Parece que as vacas já não voam kamarada Kosta....É só rir este país de tesos com manias de rico...

Destaques V+