Tempo
|
A+ / A-

Costa: há classes que querem "recuperação das carreiras", que não está no programa do Governo

21 nov, 2017 - 13:27

Primeiro-ministro distingue descongelamento de "recuperação das carreiras", que pressiona as contas públicas.

A+ / A-

O primeiro-ministro afirmou esta terça-feira que está disponível para o diálogo social, mas avisou que "é impossível" refazer a história com uma recuperação das carreiras, matéria que disse não constar no programa e nos compromissos do Governo.

António Costa falava aos jornalistas no final do Fórum Económico Luso-Tunisino, em Tunes, capital da Tunísia, depois de confrontado com a pressão reivindicativa de vários sectores profissionais no sentido de que o Governo, para efeitos de progressão, proceda à contabilização total dos anos em que as respectivas carreiras estiveram congeladas.

Tendo ao seu lado os ministros dos negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral, o líder do executivo defendeu que o seu Governo tem sobre essa matéria das carreiras procurado "separar os temas que devem ser separados".

"Um é o tema que está neste momento em discussão, que corresponde ao nosso compromisso, que está no programa do Governo e que consta do Orçamento do Estado para 2018, ou seja, repor o cronómetro das carreiras a contar depois de ter estado parado", disse.

Outra questão, de acordo com António Costa, é o objectivo de alguns sectores profissionais pretenderem agora "abrir uma nova discussão, que não tem a ver com o descongelamento, mas sim com a recuperação das carreiras".

"Mas essa é uma matéria que não consta do programa do Governo, em relação ao qual não há qualquer compromisso e que impõe uma pressão muito grande sobre as capacidades e os recursos do país", acentuou.

O primeiro-ministro afirmou depois que o Governo "está disponível para todo o diálogo", entende que a negociação é fundamental e que foi precisamente isso que se acertou com os sindicatos dos professores no sentido de se iniciar a 15 de Dezembro uma negociação sobre esse assunto em torno da recuperação das carreiras.

"Estamos disponíveis para falar com todos, mas é preciso que todos tenham a noção de que é impossível refazer a história. Portanto, vamos falar, vamos seguramente ter em conta na medida das capacidades do país aquilo que são as preocupações das pessoas, mas tem de haver a compreensão de que é possível repor o relógio a andar para a frente, só que não é possível repor o relógio a andar para trás", referiu.

O tempo, insistiu António Costa, "não volta para trás", razão pela qual "não é possível refazer o que foi feito" no período de congelamento de carreiras na administração pública.

Assis: “há uma linha vermelha que não vai ser passada”

Para o socialista Francisco Assis, não vai ser possível atender a todos os pedidos de descongelamento de carreiras, porque há uma “linha vermelha” em termos de finanças públicas que o primeiro-ministro não quer ultrapassar.

“Estou convencido de que há uma linha vermelha que não vai ser passada e por isso é que acho que estas reivindicações não vão ser atendidas no curto prazo”, afirmou Assis na Manhã da Renascença, onde é comentador.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 21 nov, 2017 20:48
    Mas que triste figura. Esta classe caiu no ridiculo. Parecem meninos mimados. Espero que o governo não ceda à ganância dos Professores: são muito bem abonados pois recebem em média um vencimento mensal 5 vezes o salário minimo nacional. Sejamos sensatos e honestos.
  • Eborense
    21 nov, 2017 Évora 15:09
    "Costa: "Não podemos consumir todos os recursos com quem trabalha no Estado" se queremos investir na educação e saúde". Calma camarada. Não se esqueça, que está sustentado politicamente pela Dr.(a) Catrina do teatro e pelo Jerónimo Young-Un. Portanto, cuidado com o que diz, porque eles não vão gostar, de certeza, desta sua afirmação e assim, o Sr. quer ganhe, quer perca as próximas eleições está sujeito a não voltar a ser 1º Ministro. Cuidado...muito cuidado com o que diz.
  • COSTA PANTOMINEIRO
    21 nov, 2017 Lx 14:49
    Mas qual programa do governo? O Sr. tem andado ao sabor da onda mediática e está de cócoras perante o PCP e Bloco...Falar de programa de governo é para rir ou chorar? O Sr é o maior pantomineiro em termos políticos.Governa à vista, sem fazer uam reforma que seja e apenas defende a função pública e isso vai acabar mal outra vez...O Sr. é um impostor político, não tem perfil de líder.Foge quando o Estado falha como aconteceu com os incêndios, Tancos e esconde-se atrás dos burocratas dos ministérios....Além do mais é um demagogo pois diz ter virado a página da austeridade e temos austeridade...o resto são os amanhãs que cantam...
  • Carla Sofia
    21 nov, 2017 Barreiro 14:35
    Óh Costa(comunista) o diabo do PS.Afinal quem trouxe o diabo foste tu e a tua (escumalha)sublimada na geringonça.Pois é! Quero ver como te aguentas com o teu diabo ao criar para os professores retroativos para esta classe e agora tens toda a função pública a pedir o mesmo.Arranjas-te um diabo furioso e morto para te colocar no inferno.Eu que não sou aliado do diabo estou a gostar para quem trouxe o inferno a este pequeno País pobre e sem quem se preocupe em criar riqueza para depois distribuir.O diabo é assim só quer o seu bem e o seu pedestal.O resto é para queimar no inferno alguns já foram meses atrás.E não queriam ir para lá.Tu costa e os outros diabinhos assim lhes impuseram.Hade chegar a tua vez e eu estou cá para ver e aplaudir e pedir ao diabo para o forno estar no máximo de temperatura.Vais lá encontrar além dos outros do Verão quente e queimado os da leoginela e quem sabe o material de Tancos.
  • é mais que claro
    21 nov, 2017 13:56
    que é preciso reestruturara as carreiras da Administração pública, criando condições iguais para todos os quadros superiores progredirem. Não é correcto uns progredirem por tempo e outros por mérito. Toda a gente deve progredir por mérito. Só isso é justo.
  • COSTA ILUSIONISTA
    21 nov, 2017 Lx 13:38
    Mas afinal Sr. Pantomineiro Costa não foi virada a página da austeridade...se foi queremos o descongelamento das carreiras já...Tanta mentira deste governo que até dói....Se houve congelamento tal deveu-se ao famoso socialista Pinto de Sousa que nos levou até ao resgate. Logo o PS é o grande responsável histórico da não descongelamento das carreiras....mas O PANTOMINEIRO KAMARADA kOSTA CONTINUA A ENGANAR O PAGODE E ELES GOSTAM...

Destaques V+