Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legionella. Dois doentes ainda nos cuidados intensivos e 20 na enfermaria

21 nov, 2017 - 07:50

Surto hospital no Hospital S. Francisco Xavier infectou 54 pessoas e provocou cinco mortos.

A+ / A-

Dois doentes continuam internados nos cuidados intensivos e 20 na enfermaria na sequência do surto de legionella no Hospital S. Francisco Xavier, que infectou 54 pessoas e provocou cinco mortos, segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com a última actualização da DGS, todos os infectados com legionella tinham história de doença crónica e/ou factores de risco e 27 doentes já tiveram alta, num surto que infectou sobretudo pessoas com idade igual ou superior a 70 anos (67%).

Os dados da DGS, actualizados às 19h00 de segunda-feira, indicam ainda que desde o passado dia 15 que não se regista nenhum novo caso.

A bactéria é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infecção, podendo ir até 10 dias.

A infecção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infecção tem tratamento efectivo.

O que é a legionella? Como se transmite? Perguntas e respostas sobre a bactéria que mata em Portugal
O que é a legionella? Como se transmite? Perguntas e respostas sobre a bactéria que mata em Portugal
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+