Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Os “Pastores mais belos da Serra da Estrela” de Janeiro a Dezembro

20 nov, 2017 - 12:13

Doze pastores de Gouveia, Seia, Manteigas e Guarda participam no calendário solidário que pretende ajudar os produtores agrícolas vitimados pelos incêndios.

A+ / A-

Veja também:


Já está à venda o calendário dos “Pastores mais belos da Serra da Estrela” para 2018. Os resultados da venda vão reverter, na íntegra, para os pastores afectados pelos incêndios.

A iniciativa do calendário é do jornal “Notícias de Gouveia” e é apadrinhada pela ABPG (Associação de Beneficência Popular de Gouveia), que presta apoio a pessoas portadoras de deficiência.

A associação seria uma das instituições beneficiárias da receita, mas decidiu abdicar da sua parte em prol dos pastores afectados pela vaga de incêndios.

“Entregaremos o valor das nossas vendas aos pastores”, afirmou o presidente da ABPG, Luís Carrilho, aquando da sessão de lançamento do calendário.

Segundo a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), com três mil associados, há “neste momento 400 pastores” a beneficiar de apoio, sendo que perto de seis mil animais morreram nos incêndios de Outubro, segundo o presidente da ANCOSE, Manuel Marques.

O objectivo inicial do calendário, de enaltecer os pastores e apoiá-los, ganhou assim ainda mais força.

A sessão de lançamento e venda dos calendários decorreu no sábado, dia 18 de Novembro, em Gouveia. A compra pode agora ser feita através do “Notícias de Gouveia” e da ANCOSE, em Oliveira do Hospital.

Cada calendário custa 7,50 euros para o público em geral e de cinco euros para os assinantes do jornal.

São 12 os mais belos

O “casting” para o calendário solidário aconteceu nos meses de Verão (Junho, Julho e Agosto). Qualquer pastor se podia candidatar, sem limite de idade ou outras características impeditivas.

Foram recrutados 12 pastores, apesar de se terem inscrito mais de 30. Apenas seguiram para as sessões, os que tinham como única ocupação profissional a pastorícia.

O fotojornalista Miguel Silva fez as fotos, enquanto a produção e texto ficaram a cargo da jornalista Liliana Carona (também repórter da Renascença). O grafismo é do designer José Carlos Martins.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+