Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Merkel lamenta fracasso de negociações para formar governo

20 nov, 2017 - 09:01

Crise política continua na Alemanha após dois meses. As eleições realizaram-se em Setembro e o partido de Merkel não conseguiu maioria absoluta.

A+ / A-

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, lamentou no domingo em Berlim o fracasso das negociações da CDU com os liberais do FDP e com Os Verdes para a formação de um novo governo.

Desde as eleições de setembro passado, a CDU (União Democrata Cristã) de Angela Merkel, a União Social-Cristã (CSU), o FDP e Os Verdes, negociavam para alcançar um acordo prévio que lhes permitisse iniciar negociações formais de coligação.

Após o fracasso de mais uma ronda negocial, Merkel garantiu que fará tudo para que a Alemanha seja bem liderada durante "as difíceis semanas que se avizinham".

Os pontos críticos das negociações têm que ver com a política de refugiados, a luta contra as alterações climáticas e os desejos de reduções fiscais por parte do FDP.

O Presidente alemão, Frank Walter Steinmeier, tinha instado os partidos a chegarem a um compromisso e apelou para que assumissem as responsabilidades que os eleitores lhes deram nas eleições de setembro.

Na história da República Federal da Alemanha, isto é desde 1949, nunca houve um governo de minoria a nível federal, e formaram-se sempre coligações com acordos prévios que fazem as vezes de programa comum de governo.

As eleições realizaram-se em Setembro e o partido de Merkel não conseguiu maioria absoluta. Desde essa altura, a CDU (União Democrata Cristã) de Merkel, a União Social-Cristã (CSU), o FDP liberal e Os Verdes, negoceiam para alcançar um acordo prévio que lhes permita iniciar negociações formais de coligação.

Os pontos quentes são os mesmos desde o início (imigração, luta contra as mudanças climáticas e impostos) e, após quatro semanas de negociações sem qualquer progresso, há dúvidas de que pode ser alcançado um entendimento nas próximas horas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    20 nov, 2017 Portugal 10:25
    Nada para admirar quem poderia estar interessado numa coligação com esta fulana que tanto mal causou a Europa, com a sua ideologia e visao medíocre causando o mal estar de muitos Países da UE e originando a saída da Inglaterra da UE.

Destaques V+