Tempo
|
A+ / A-

Costa no Twitter: "Porto é a melhor solução" para a Agência do Medicamento

20 nov, 2017 - 08:49

União Europeia decide hoje que cidade irá acolher a nova sede, que deixou o Reino Unido.

A+ / A-

O primeiro-ministro lançou um último apelo no Twitter para a escolha da sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA).

O Conselho da União Europeia (UE) decide esta segunda-feira para onde será deslocada a Agência Europeia do Medicamento (EMA), que sai do Reino Unido por causa Brexit e à qual se candidata o Porto.

A votação decorre numa reunião em que participa a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, e os 27 Estados-membros da UE (o Reino Unido não participa).

Em cima da mesa, 19 cidades candidatas: Porto (Portugal), Amesterdão (Holanda), Atenas (Grécia), Barcelona (Espanha), Bona (Alemanha) Bratislava (Eslováquia), Bruxelas (Bélgica), Bucareste (Roménia), Copenhaga (Dinamarca), Dublin (Irlanda), Helsínquia (Finlândia), Lille (França), Milão (Itália), Sófia (Bulgária), Estocolmo (Suécia), Varsóvia (Polónia), Viena (Áustria), Zagreb (Croácia) e ainda Malta, que não especificou a cidade.

Na primeira volta, cada Estado-membro pode atribuir três, dois e um ponto entre as candidaturas. Se uma delas recolher o apoio máximo de, pelo menos, 14 votantes, será de imediato a vencedora.

Caso contrário, a escolha será entre as três cidades mais votadas – com um ponto por Estado-membro – e, se necessário, haverá nova volta entre duas, podendo a escolha ser, em último caso, por sorteio.

O Palácio dos Correios, nos Aliados, o Palácio Atlântico, na praça D. João I, ou instalações novas na avenida Camilo Castelo Branco são as três localizações propostas para a EMA no Porto, tendo o autarca Rui Moreira já garantido que a sua instalação na cidade não vai ter custos para Portugal.

A comissão da candidatura, com o apoio do Governo, tem vindo a afirmar que "o Porto está em jogo para ganhar", reunindo condições para tal, e tem feito uma intensa campanha da sua promoção na Europa.

Na sexta-feira, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, disse que "o Porto está claramente no conjunto das candidaturas mais fortes".

"Independentemente do resultado, Portugal e o Porto ganharam. Ganharam com uma candidatura que prestigiou o país, uma candidatura nacional. O Porto está claramente no conjunto das candidaturas mais fortes", afirmou.

De acordo com a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, "foi feito um intenso trabalho diplomático e muitas diligências diplomáticas junto dos 26 países envolvidos".

A nova sede da Autoridade Bancária Europeia – com oito candidaturas – também é decidida na reunião desta segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    20 nov, 2017 London 11:55
    Bratislava?! A malta de Lisboa a dizer que Bratislava e' melhor que o Porto? Nao conhecem nem Bratislava (nem o Porto). Infelizmente o Porto nao vai ser escolhido nao por demerito mas porque ja existem duas agencia europeias em Portugal (onde? LISBOA!). Mais uma vez o Norte sera prejudicado apesar do valor internacional na area da Saude.
  • DHSO
    20 nov, 2017 S.TIRSO 11:09
    Já todos sabiam que não vinha para Portugal, por isso fizeram aquele misancene de cederem em trocar Lisboa pelo Porto.
  • Joaquim
    20 nov, 2017 Coimbra 11:07
    Primeiro queria Lx sem dar cavaco para outra cidade, agora o Porto é a melhor solução... Com um sorriso constante quando fala bem engana o povo!!! Vai gozar com os teus!
  • J Simões
    20 nov, 2017 Lisboa 10:55
    Chegou e disse, pôs o chapéu e foi-se! Só faltava este "artista" imitar o "trampa"! Com o Twiter.
  • Jose Gouveia
    20 nov, 2017 Costa de Caparica 10:21
    O meu palpite vai para Varsóvia. Que cidade vibrante e dinâmica...
  • 20 nov, 2017 LX 10:15
    Estes sonham alto ...Parece que Bratislava está bem à frente do Porto....
  • Romo
    20 nov, 2017 Lx 09:49
    Ó Costa estás enganado. O Porto não vai ter a EMA e quase toda a gente sabia disso. Só alguns sonhadores acreditavam nisso!

Destaques V+