Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mugabe já escreveu a carta de resignação

20 nov, 2017 - 08:16

Segundo a CNN, o Presidente do Zimbabué aceitou deixar o cargo que ocupa há 37 anos a troco de imunidade.

A+ / A-

O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, aceitou resignar e já escreveu a carta de renúncia, avança a CNN esta segunda-feira, citando fonte familiar.

A decisão decorre das negociações em curso com os militares que, na passada quarta-feira, tomaram o poder em Harare.

Segundo os termos do acordo, será garantida total imunidade a Mugabe, de 93 anos, e à sua mulher, ambos detidos pela acção com contornos de golpe de Estado.

De acordo com fonte citada pela CNN, os militares aceitaram muitas das reivindicações do Presidente zimbabueano, entre as quais manter as suas propriedades privadas.

Para que a resignação se concretize formalmente, Mugabe tem de enviar a sua carta ao presidente do Parlamento.

O Presidente zimbabueano estava a ser pressionado pelo próprio partido, pelo Exército e pela população para resignar depois de 37 anos no poder.

No domingo à noite, numa comunicação ao país, Robert Mugabe recusou anunciar a sua saída. O seu partido tinha-lhe dado um prazo de 24 horas para resignar voluntariamente ou seria destituído.

No sábado, milhares de zimbabueanos saíram à rua para pedir a sua demissão.

Apesar de tudo, Mugabe optou por um discurso meio bizarro, descreve a CNN, insistindo que não iria a lado algum e que iria estar presente no congresso do seu partido (Zanu-PF) dentro de algumas semanas.

Durante a acção político-militar da semana passada foram ainda detidos ou colocados sob prisão domiciliária muitos membros do executivo.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • couto machado
    20 nov, 2017 Porto 15:40
    Escreveu a carta de renúncia? Pelos vistos, sabe escrever. Afinal não são tão ignorantes como para aí se diz.
  • Cidadão
    20 nov, 2017 Planeta Terra 12:17
    Ai ai e depois o branco colonialista é que era mau. Grande figurão este sujeito
  • Vdias
    20 nov, 2017 Maputo 09:43
    Vocês conhecem mal Robert Mugabe. Sinto pena.

Destaques V+