Tempo
|
A+ / A-

Reuniões sucedem-se. Ainda não há Governo na Alemanha

19 nov, 2017 - 20:43

As eleições realizaram-se em Setembro e o partido de Merkel não conseguiu maioria absoluta.

A+ / A-

A chanceler alemã Angela Merkel e o seu partido (CDU) continuam à procura de possíveis entendimentos com os liberais (FDP) e Os Verdes para a formação de um novo Governo, num cenário tenso e de crescente cepticismo na opinião pública.

Os representantes dos três partidos, reunidos no Estado federal de Baden Württenberg, tinham previsto anunciar uma decisão às 18h00, mas até ao momento não é conhecido o resultado das negociações, avança a EFE.

O Presidente alemão, Frank Walter Steinmeier, tinha instado os partidos a chegarem a um compromisso e apelou para que assumissem as responsabilidades que os eleitores lhes deram nas eleições de Setembro.

"Os partidos têm uma responsabilidade e devem assumi-la e não devolvê-la aos eleitores", disse Steinmeier, numa entrevista ao diário alemão Welt am Sonntag.

Desde as eleições de Setembro passado, a CDU (União Democrata Cristã) de Merkel, a União Social-Cristã (CSU), o FDP liberal e Os Verdes, negoceiam para alcançar um acordo prévio que lhes permita iniciar negociações formais de coligação.

Esta aliança, conhecida como a "coligação da Jamaica", porque as cores dos partidos coincidem com as da bandeira desse país caribenho, é a única que pode ter uma maioria absoluta no parlamento depois de o Partido Social Democrata (SPD) ter decidido não continuar com a grande coligação, que mantinha com a CDU.

Por enquanto, os líderes dos partidos (Merkel em nome da CDU, Horst Seehofer da CSU, Christian Lindner do FDP e Cem Özdemir e Katrin Göring-Eckahard dos Verdes) continuam reunidos para encontrar uma solução.

Os pontos quentes são os mesmos desde o início (imigração, luta contra as mudanças climáticas e impostos) e, após quatro semanas de negociações sem qualquer progresso, há dúvidas de que pode ser alcançado um entendimento nas próximas horas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+