Tempo
|
A+ / A-

Zimbabwe. Mugabe falou ao país mas não se demite

19 nov, 2017 - 19:22

Presidente garante ter entendido o que se passou no país nos últimos dias, adianta que o golpe militar não o enfraqueceu e ignora o pedido de destituição do próprio partido.

A+ / A-

O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, falou ao país mas não se demitiu, ao contrário do que era esperado por várias fontes. A oposição já garantiu que vai avançar com o empeachment (destituição).

Num discurso transmitido pela televisão, Robert Mugabe reconhece os desenvolvimentos que ocorreram no país e o facto do seu partido o ter retirado da liderança, mas diz que o Zimbabwe deve “saber perdoar” e "avançar".

Durante o discurso, em que Mugabe de 93 anos se enganou várias vezes e trocou algumas folhas do discurso, o ainda Presidente do país considerou que o golpe militar desta semana não colocou em causa o seu poder.

Várias fontes adiantavam que Mugabe tinha aceite demitir-se, ao fim de 37 anos no poder, mas o Presidente garante manter-se no poder, apesar do golpe militar e do pedido do seu próprio partido (Zanu-PF).

O Comité Central da ZANU-PF, que se reuniu de urgência para analisar a crise político-militar zimbabueana, decidiu nomear como novo líder o antigo vice-Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio
    20 nov, 2017 Vale de Cambra 06:56
    Faz-me lembrar !! ( eu não me demito, eu não abandono o meu país)!! ??

Destaques V+