Tempo
|
A+ / A-

PSP publica (e depois retira) post polémico após tiroteio em operação STOP

19 nov, 2017 - 18:09 • Cristina Nascimento

O post, que aludia a "0 tiros disparados", foi entretanto retirado pela polícia. O caso vai ser analisado esta segunda-feira com as instâncias superiores e não excluírem que possam existir consequências decorrentes do episódio.

A+ / A-

A PSP publica post que está a levantar várias reacções na rede social Facebook.

Na publicação, a polícia reproduziu uma mensagem de um cidadão que conta que foi parado numa operação STOP sem que tenha sido disparado qualquer tiro. "0 tiros disparados", refere o post.

A Polícia de Segurança Pública parece estar a comentar indirectamente o caso do tiroteio que levou à morte de uma mulher depois de não terem parado numa operação STOP.

A Renascença fez print screen da publicação, entretanto apagada da página oficial da PSP. Esteve online cerca de 20 minutos e foi alvo de pelo menos 1300 reacções, mais de 100 partilhas e mais de 30 comentários. A opinião de quem comentou dividia-se entre os que consideravam ser uma publicação grave e os que consideravam ser um exemplo a seguir.

Contactado pela Renascença, director das Relações Públicas da Direcção Nacional da PSP, Intendente Hugo Palma, explicou o que aconteceu. Um dos responsáveis pela inserção de conteúdos da página da PSP no Facebook entendeu por bem partilhar a mensagem que tinha sido recebida pela PSP. Depois de feita a publicação, o Intendente Hugo Palma, que por inerência ao cargo que desempenha na PSP é o administrador da conta, ordenou a retirada do texto por considerar que “não era adequado”.

Hugo Palma esclareceu ainda que o caso vai ser analisado esta segunda-feira com as instâncias superiores e não excluir que possam existir consequências decorrentes do episódio.

[actualizado às 20h23 com a reacção da PSP]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Albeeto Martins
    21 nov, 2017 Lisboa 17:58
    Fogo...mas isto tem alguma importancia. Seja piada de mau gosto ou bom gosto. Os tugas sao um povo muito hipicrita on se inclui jornalistas e responsaveis. Que preocuparem-se em saber como esta o caso da legionella de VILA FRANCA na adubos de Porrugal? Porque este manto secsilebcio generalizado? Mesmo que seja um post com alusao ao que aconteceu no outro dia qual e o problema deste post?
  • TUGA
    20 nov, 2017 Lisboa 08:16
    Isto ainda vai acabar num caso de racismo ou xenofobia!!! esperemos..... A morte não foi por acidente, nem por engano!! A morte deu-se porque a polícia agiu a uma desobediência, a culpa de tudo isto FOI O CONDUTOR!!! Digam o que quiserem!!! Sem a PIDE que saudades tenho do tempo do Dr. António de Oliveira Salazar. Foi para palhaçadas destas que foi feito o 25 de Abril???
  • 20 nov, 2017 Luanda 02:22
    Deixam-nos meter o pé em ramo verde e depois chamem ó da POLÍCIA! "atentados bombistas, sequestros, raptos"; talvez ai a polícia fosse mais profissional. Agora numa situação destas tinham que ser snipers, munições teleguiadas aos pés sem causar danos " elementos policiais não contam", ter em conta o estado de saúde dos ocupantes da viatura "doença súbita"... Bela vida neste paraíso a beira mar plantado! tenho dito.
  • Filipe
    20 nov, 2017 évora 01:52
    São tão incompetentes que hoje mobilizaram meios para encontrarem uma criança morta e no fim foi a Polícia Municipal que a encontrou perdida . No caso da rapariga inglesa em Lagos , no fim abalou pelos pés e ainda está lá para um buraco ... trágicos incompetentes . Os do CM já falavam em venda , crime ... e o tal de Loures até conhecia o terreno e era impossível perder-se ... pois aqui a prova ! Perdeu-se pá !!!!!
  • Isabel
    19 nov, 2017 Lisboa 23:26
    Não tarda, está tudo a ver mosquitos na outra banda,
  • Carlos Macedo
    19 nov, 2017 Nogueira da Maia - Maia 23:22
    o sensacionalismo dos meios de comunicação social é deplorável. Títulos: - PSP mata por engano mulher após perseguição policial. - PSP matou mulher por engano. Quando é que as forças policiais podem disparar? - IGAI abre inquérito a morte de mulher por engano em perseguição da PSP. Parece que os criminosos são os elementos da PSP. Se o condutor da viatura não parou quando as forças policiais assim o indicaram, então tem que assumir as consequências. Já me faz lembra o caso do cabo Hugo que em perseguição a ladrões em que envolveu tirotei acabou por matar acidentalmente uma criança de 13 anos. Mas afinal o que fazia uma criança de 13 anos num assalto? De quem é a responsabilidade dessa morte acidental? Aqui foi a mesma situação. Alguém atirou deliberadamente à mulher? E se um dia o autor destes títulos fosse alvo de um de um assalto ou violação realizado por menores e a Polícia aparecia para o salvar e posteriormente encetava uma perseguição e no meio de tiroteio um dos menores era atingido e morria. Qual o título que o autor escolheria? Fui salvo pela polícia ou menor morre baleado após perseguição com tiroteio de 40 tiros? Por estas e outras às vezes ouvimos dizer que a Polícia não faz nada.
  • Toninho Marreco
    19 nov, 2017 Ponte do Lima 22:59
    Eu se fosse polícia usaria uma pistola de plástico e mandaria fazer uma farda de cortiça para puder ser agredido á vontade sem sofrer muito . Ai Salazar , Salazar ...
  • baptista
    19 nov, 2017 coimbra 22:50
    Já que ninguem comenta comento eu. Fugiu? Sujeita-se a chumbo.................
  • A.M.
    19 nov, 2017 Lrs 22:42
    É incrível. Então os iluminados que escreveram estes títulos acham que a psp matou " por engano". Grandes otarios, não seria mais correto escever " por acidente"?
  • Carlos Gonçalves
    19 nov, 2017 Seixal 22:18
    Que triste país este...de qualquer coisinha fazem um acontecimento...já não há pachorra!!!

Destaques V+