Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa critica a indiferença com os pobres

19 nov, 2017 - 10:49

Francisco deverá a seguir almoçar com música com 1.500 pobres numa sala do Vaticano, enquanto 2.500 serão distribuídos pelos refeitórios de diferentes instituições pontifícias.

A+ / A-
Papa Francisco. Indiferença é "o grande pecado contra os pobres"
Papa Francisco. Indiferença é "o grande pecado contra os pobres"

O Papa Francisco pediu este domingo, primeiro "Dia mundial dos pobres", para se lutar contra a indiferença face à pobreza e exortou os crentes a não dizerem a não descartarem responsabilidades.

"Nós temos talentos, somos talentosos aos olhos de Deus. Por consequência, ninguém pode pensar que é inútil, ninguém pode dizer que é tão pobre ao ponto de não poder dar alguma coisa aos outros", declarou o papa, durante uma missa na basílica de São Pedro à qual assistiam cerca de 7.000 necessitados.

"Temos frequentemente a ideia de não ter feito nada de mal e por isso contentamo-nos, presumindo sermos bons e justos", afirmou o papa.

"Mas não fazer nada de mal não chega. Porque Deus não é um controlador à procura de notas, é um Pai à procura de filhos a quem confiar os seus bens e os seus projetos", sublinhou.

Para o chefe da Igreja católica, esta "omissão também é um grande pecado contra os pobres, assume um nome preciso: indiferença". É dizer: "isso não me diz respeito, isso não é assunto meu, é culpa da sociedade".

Nos pobres, "na sua fraqueza, há uma força salvadora. E se aos olhos do mundo eles têm pouco valor, são eles que nos abrem o caminho do céu", afirmou.

Jorge Bergoglio deverá a seguir almoçar com música com 1.500 pobres numa sala do Vaticano, enquanto 2.500 serão distribuídos pelos refeitórios de diferentes instituições pontifícias.

Iniciativas similares estão a decorrer em todas as dioceses da Itália e do mundo

O papa lançou esta iniciativa depois do encerramento no ano passado do Jubileu da Misericórdia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose
    19 nov, 2017 Sto Tirso 20:34
    Pena não ter ficado mesmo ao lado dos tais pobres porque os que se veem a seu lado na mesa, se são pobres...não parecem!
  • Zé Alfredo
    19 nov, 2017 lisboa 16:54
    mas quais pobres? os que mendigam na rua a mando de máfias ciganas e romenas? os que nao pagam agua, luz e renda mas passam o dia todo anos cafés? desses nao tenho indiferença, por mim podiam morrer todos!

Destaques V+