Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irlanda. Gerry Adams vai deixar Sinn Féin

18 nov, 2017 - 22:44

Desde 1983 que o histórico dirigente vai deixar a liderança do partido, que já foi o braço político do IRA.

A+ / A-

O líder histórico do Sinn Féin, Gerry Adams, anunciou que deixará a presidência do partido nacionalista irlandês, em 2018.

Numa intervenção que abriu a convenção anual do partido, o líder histórico, desde 1983, revelou que este será o último ano à frente do Sinn Féin e que não voltará a candidatar-se.

"Liderar é saber qual o momento de mudança e esse momento é agora", disse Gerry Adams, de 69 anos, nascido em Belfast e desde sempre ligado ao agora desactivado Exército Republicano Irlandês (IRA), do qual o Sinn Féin era o braço político.

No discurso, Gerry Adams disse que a decisão foi tomada há vários meses, juntamente com Martin McGuinness, outro dos históricos do partido, que faleceu no começo deste ano.

Para o lugar de Garry Adams surge como favorita a "número dois" do partido, Mary Lou McDonald, de 48 anos.

Gerry Adams, que também é membro do parlamento irlandês, eleito pelo condado de Louth, foi uma figura central no acordo de paz para o conflito entre republicanos e unionistas na Irlanda do Norte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+