Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legionella. Empresa que faz manutenção das torres do S. Francisco Xavier nega responsabilidade

18 nov, 2017 - 13:53

"Todos os procedimentos foram implementados corretamente e são perfeitamente rastreáveis", garante a Veolia Portugal.

A+ / A-

A empresa Veolia Portugal, responsável pela manutenção das torres de refrigeração do Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, negou este sábado responsabilidade no surto da ‘legionella’, garantindo que “todos os procedimentos foram implementados corretamente”.

"Todos os procedimentos foram implementados corretamente e são perfeitamente rastreáveis. Da análise efetuada não foi encontrada qualquer acção ou omissão significativa suscetível de explicar a amplitude deste fenómeno”, precisa a empresa, numa nota de esclarecimento.

A empresa de climatização adianta que, na sequência do surto de ‘legionella’ no Hospital de São Francisco Xavier, que já provocou cinco mortos, foi aberta uma investigação interna para “uma melhor clarificação” do quadro em que ocorreu este surto.

Apesar de estar em fase de conclusão, a empresa avança com algumas das indicações preliminares, sustentando que aplica “os procedimentos de prevenção do risco de ‘legionella’ em conformidade com as regras vigentes em Portugal, com as referências internacionais e com as exigências do Grupo Veolia”.

Além desta investigação interna, a Veolia Portugal adianta que solicitou ao ISQ, “como entidade independente e credível a nível nacional e internacional”, para realizar “com efeitos imediatos” uma análise aprofundada de toda instalação, verificando o estado de condição dos equipamentos e funcionamento do sistema.

A empresa considera também que “é fundamental ter em conta que um surto de ‘legionella’ resulta de uma conjugação de vários fatores”, sendo, por isso, “essencial efetuar todas as análises e testes necessários”.

“Em 20 anos de atividade em hospitais, a Veolia Portugal nunca conheceu uma situação semelhante”, refere, sustentando que “operam especificamente na central de trigeração” do Hospital de São Francisco Xavier e que não têm atividades “de limpeza e manutenção dos edifícios hospitalares, do sistema de águas quentes sanitárias nem dos depósitos da água fria”.

O surto da bactéria 'Legionella pneumophila' no Hospital São Francisco Xavier infetou, até ao momento, 54 pessoas, encontrando-se atualmente cinco internadas em Unidades de Cuidados Intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde.

O primeiro caso de doença dos legionários, provocada pela bactéria 'legionella', e que já causou cinco mortos, foi confirmado em 31 de outubro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • couto machado
    19 nov, 2017 Porto 19:44
    Como sempre, nestas coisas, a culpa é do porteiro que a deixou entrar. Lamento que o meu comentário, brinque com coisas sérias e dramáticas. peço perdão.....
  • Filipe
    18 nov, 2017 évora 18:08
    Mais nada , fazem como nos incêndios , cada entidade nega tudo . O Ministério Público vai arquivar , como na Ponte Entre os Rios , os capangas parasitas da sociedade escapam sempre . As pessoas morrem porque tem de morrer . A casa deles nem eles sabem limpar , quanto mais manter instalações de terceiros limpa . Não se ponham a pau , para o Verão que vem morre milhares de pessoas contaminadas por bactérias e vírus , oriundos de uma seca que não tem medidas para minimizar e ninguém ainda anda a vigiar como é o transbordo da água para beber . Ainda estou desconfiado que um dia deitam gasolina ou esterco dos porcos nos depósitos de água e servem de bandeja !
  • Fausto
    18 nov, 2017 Lisboa 15:45
    Cá para mim a legionel...estava na sopa...cuja qualidade...está ao nível...das limpezas...nas Torres já sabemos...que não estava...

Destaques V+