Tempo
|
A+ / A-

Piloto da Portugália confunde pista de apoio com pista de descolagem em França

18 nov, 2017 - 13:05

Incidente qualificado como "grave" aconteceu em Nice. Avião foi parado quando já ia a 170 km/h.

A+ / A-

Um piloto da operadora aérea portuguesa, Portugália, confundiu a pista de apoio com a pista de descolagem no aeroporto de Nice, França.

O avião levava cerca de 100 passageiros, numa ligação entre Nice a Lisboa.

O incidente foi catalogado de grave pelas autoridades francesas. Segundo o site Franceinfo, o caso remonta a 6 de Novembro, quando um controlador aéreo se apercebeu que o avião da Portugália já tinha percorrido um quilómetro para descolar na pista de apoio do aeroporto, usada por carros de serviço, em vez da normal pista de descolagem.

O controlador conseguiu que o piloto abortasse a descolagem, apesar do avião já ter atingido a velocidade de 170 km/h.

As autoridades francesas estão a investigar o caso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Afonsinho
    21 nov, 2017 Evora 12:39
    E o piloto não viu movimento na placa? Que tipo de acompanhamento a torre de controlo deu ao avião?
  • Diogo
    18 nov, 2017 Funchal 17:49
    Não é da Portugália mas sim da TAP Express.
  • Rodolfo
    18 nov, 2017 Lisboa 17:41
    Já aconteceu em Tenerife em 1977 ! A propósito de se enganar na pista .
  • Cpt Loureiro
    18 nov, 2017 Barcelos los 16:59
    Bem, tudo estranho... O controlador só deu por ela q tinha em marcha uma aeronave na (pista) errada depois de ele estar a 170kmh? Quem deu autorização para descolar? O controlador estava a leste..... Comandante e piloto, não Comento. A notícia não relata a veracidade do acontecimento visto que ainda está sobe investigação.
  • André
    18 nov, 2017 Lisboa 16:31
    A notícia está cheia de erros... o piloto alinhou o avião, sobre as ordens do controlador aéreo, na taxiway (pista de acesso e saída da pista oficial). Quando recebeu ordens para descolar, seguiu e o controlador ordenou ao avião para abortar a descolagem... pois estava na pista errada. O avião é parte da TAP Express e descolou 10 minutos depois de abortar a descolagem. O processo aberto em França não é só a este. Só este ano é a 5 vez que acontece a mesma situação naquele aeroporto. 3 delas os aviões descolaram da pista paralela e só já estavam no ar, quando foram informados que tinham usado o lado errado para descolar.
  • 18 nov, 2017 Lisboa 15:29
    Noticia "fast food". Na imagem podemos ver um SAAB 2000 que era operado por tripulações da White Airways mas com as cores da PGA e que ja nao voa na frota há uns largos anos. Mais...a Portugalia, que faz parte do grupo TAP desde 2007, agora denomina-se por TAP Express com Embraers 190 e 195. No cockpit salvo raras excepcoes, estao dois pilotos no cockpit, um é comandante o outro é co-piloto, o que destingue um do outro é a experiencia, portanto dizer que "piloto da Portugalia (que ja nao existe) confunde pista de apoio com pista de descolagem" nao podia estar mais errado...nao foi o erro de uma pessoa! mas sim de pelo menos duas, ou mais se considerar-mos o controlador aereo que estará a ser investigado juntamente com o resto. Por fim, o que é a pista de apoio?? Nao conheço esse termo, estará a falar do "taxiway"? que é o caminho, muitas vezes paralelo à pista que permite a entrada e saida de avioes da pista, e que depois por diferentes "taxiways" os leva ao stand? Pouca informaçao, referencias erradas e ou desactualizadas e vago. Que NAO NOTICIA.
  • mine Mendes
    18 nov, 2017 Queluz 14:11
    qual era a teor de álcool no sangue?
  • Josefina Martins
    18 nov, 2017 Lisboa 14:02
    Sr Jornalista, Taxiway não é pista de apoio a carros de serviço. Além do mais, o taxiway de Nice é uma antiga pista descolagem. Informem-se antes de debitar artigos.....

Destaques V+