Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Kosovo. Deputado da oposição condenado

17 nov, 2017 - 23:50

Frashër Krasniqi é acusado de terrorismo por alegadamente ter atirado uma granada contra o Parlamento.

A+ / A-

Quatro militantes do movimento kosovar de oposição Vetëvendosje (Autodeterminação), incluindo um deputado, foram esta sexta-feira condenados a penas de prisão por "terrorismo", ao serem reconhecidos culpados de lançarem uma granada contra o Parlamento em 2016.

O porta-voz do Vetëvendosje (esquerda nacionalista) e deputado, Frashër Krasniqi, recebeu a condenação mais pesada, com uma pena de oito anos. Ao reagir, referiu-se a um "caso político montado" contra si e os seus camaradas de partido.

Krasniqi foi mantido em detenção, juntamente com dois outros homens, enquanto uma mulher condenada a dois anos de prisão acabou por ser libertada.

A granada ocasionou estragos ligeiros no parlamento. No decurso de manifestações assinaladas por confrontos violentos, ou por incidentes provocados pelos seus deputados no parlamento -- incluindo o lançamento de granadas de gás lacrimogéneo --, o Vetëvendosje (segunda força política no hemiciclo após as legislativas de Junho) opôs-se a um acordo de delimitação da fronteira com o Montenegro.

Negociado com Podgorica pelo anterior governo, este acordo ainda não foi ratificado pelo parlamento kosovar, suscitando a apreensão dos protetores ocidentais do Kosovo. "Pretendem causar-nos medo, porque sabem para onde conduzem o Kosovo", disse o deputado perante o tribunal.

Seis opositores foram detidos pelo ataque contra o parlamento e duas outras ações semelhantes. Um deles foi rapidamente libertado enquanto um sexto, Astrit Dehari, estudante de medicina de 26 anos, morreu durante a detenção em circunstâncias consideradas "suspeitas" pela justiça.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+