Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Governo proíbe eucalipto em áreas ocupadas por outras espécies

16 nov, 2017 - 15:13

Regime transitório aprovado em Conselho de Ministros destina-se a áreas ardidas.

A+ / A-

O Governo aprovou esta quinta-feira um regime transitório que define que não sejam plantados eucaliptos em áreas ardidas anteriormente ocupadas por outras espécies.

"Esta medida vem contribuir para um melhor equilíbrio entre as diferentes espécies florestais, procurando ao mesmo tempo garantir as actividades das várias fileiras florestais, bem como a biodiversidade", indica uma nota do Conselho de Ministros.

Com este diploma pretende-se "promover a existência de uma adequada composição dos povoamentos florestais, evitando a rearborização" com eucaliptos em "áreas ocupadas anteriormente por outras espécies", explica o executivo.

Em relação aos incêndios de 15 de Outubro, o PSD e CDS-PP congratularam-se esta quinta-feira com o "acolhimento" por parte dos outros partidos para a realização de um novo relatório da Comissão Técnica Independente, tal como o efectuado sobre os de Junho.

Segundo o presidente do grupo parlamentar social-democrata, Hugo Soares, ladeado pela vice-presidente democrata-cristã Cecília Meireles, ficou definido na conferência de líderes que o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, vai "aferir da disponibilidade dos especialistas da CTI [Comissão Técnica Independente] e seus membros de poderem ou não fazer este trabalho".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    16 nov, 2017 Carrazeda de Ansiães 21:49
    Isto é manifestamente insuficiente... É para ontem a erradicação do EUCALIPTO de Portugal!! Basta de submissão aos interesses de meia dúzia de acionistas das celuloses!!
  • Santos
    16 nov, 2017 Lisboa 18:49
    Desde quando o pinheiro é uma árvore autóctone em Portugal? Só desde D. Dinis.
  • Paulo
    16 nov, 2017 Vagos 16:54
    É uma boa noticia mas não chega. Primeiro, como o Estado vai fiscalizar? Segundo, devia proibir a "árvore-gasolina", "a chupa-chupa", a "árvore da morte" uma vez por todas. A industria da celulose tem de adaptar-se a receber árvores autóctones, pois enquanto a floresta não for encarada como um bem do país e enquanto for encarada como um negócio será dificil.
  • Júlio Mesquita
    16 nov, 2017 Alijó 16:29
    Lá vão começar a ser "arrancadas" as árvores de espécies diferentes do eucalipto...
  • Susana
    16 nov, 2017 Santarém 16:03
    Muito bem

Destaques V+