Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Orçamento para a agricultura é “muito, muito forreta"

16 nov, 2017 - 10:03

É o dirigente da Confederação Nacional da Agricultura quem o diz na Renascença, onde também levanta o véu sobre o um possível protesto em Coimbra.

A+ / A-

Os agricultores ponderam sair à rua para pedir apoio. A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) diz que o Governo não está a resolver os graves problemas que afectam o sector e a parte do Orçamento do Estado a ele destinada é curta.

“Aquilo que nós conhecemos era muito muito forreta para a agricultura e para a floresta. Para a floresta, aliás, praticamente nem conseguimos descortinar orçamento específico”, critica João Dinis, presidente da direcção da CNA.

Na Manhã da Renascença, esta quinta-feira, o responsável lembra que a floresta é um sector “estratégico. Estratégico porque precisamos de respirar” e insiste na necessidade “de prevenir a sério os incêndios florestais, esta tragédia”.

Tragédia que, este ano, provocou alargados prejuízos no sector, agora agravados com a seca extrema que o país vive.

João Dinis diz que os agricultores estão desesperados.

“Os pequenos agricultores e produtores florestais vêm ter connosco aflitos, desorientados com o problema da perda de património, de rendimento – que é o que mais se sente no imediato – mas também com esta complicação que está montada no terreno e esta confusão inadmissíveis”, afirma, referindo-se à burocracia em redor dos apoios pós-incêndios.

“Vamos ter de, provavelmente, sair para a rua”, admite o dirigente. “Estive em duas reuniões muito recentes com bastantes agricultores e estamos a encarar a ida Coimbra, à delegação da direcção regional”, concretiza.

Na quarta-feira, o Ministério da Agricultura abriu um novo período de candidatura para a estabilização dos solos nas zonas afectadas pelos incêndios de 15 de Outubro. São mais 23 milhões de euros, num total de apoio financeiro que passa assim a ser de 89 milhões.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    16 nov, 2017 Évora 12:53
    Claro. Para a CNA, o melhor até, seria o PCP governar sozinho. Cambada de comunas, que destruíram o país com o PREC e mais tarde com a ajuda da xuxalhada.
  • Marcio
    16 nov, 2017 Lisboa 12:49
    O governo é miserável para o interior e para a agricultura embora coma dela!
  • Pois!
    16 nov, 2017 Lx 10:34
    Só que a hipocrisia não o deixa dizer que para além do que está no Orçamento os agricultores recebem vários subsidios de milhões do orçamento comunitário! Não brinquem com a nossa inteligência!

Destaques V+