Tempo
|
A+ / A-

Reportagem

​"Já vi muito pior do que isto no Porto", disse Rui Rio na Cova da Moura

15 nov, 2017 - 20:37 • Susana Madureira Martins

O candidato a líder do PSD visitou este quarta-feira o bairro da Cova da Moura, no concelho da Amadora, rodeado por um forte dispositivo policial.

A+ / A-

Mesmo antes da visita de Rui Rio à Cova da Moura começar, um morador do bairro, Jorge Humberto, lamentou-se aos jornalistas que o Estado tem desinvestido nesta zona e que isso nota-se sobretudo no policiamento.

Esta quarta-feira, logo à entrada do bairro foi notória a presença de vários agentes da PSP a quem foi descrito todo o itinerário de Rui Rio e que vigiaram de perto a visita.

O antigo autarca encontrou neste bairro, conhecido pelas dificuldades sociais de há décadas, alguns paralelos entre este caso e os que conheceu nos bairros do Porto, mas foi confessando que nessa época viu "coisas muito mais desintegradas do que isto", dizendo mesmo que contava que a Cova da Moura "tivesse problemas muito maiores, de comportamentos sociais desadequados, marginalidade", rematando que este bairro da Amadora "não tem a gravidade de algumas situações” que já visitou, felizmente".

Questionado pelos jornalistas sobre como recuperar um bairro com este tipo de problemas de integração e dificuldades sociais, Rui Rio considerou que "não pode ser aplicado um plano clássico" e que é preciso optar por um plano "específico para esta situação", para que "possam ser combatidos" estes casos de "marginalidade social".

No final da visita de mais de uma hora e já à despedida, um jovem morador da Cova da Moura disse aos jornalistas que a boa notícia é que estávamos "todos a sair dali em segurança".

A permanente sombra de...Marcelo

Ao longo da visita o candidato a presidente do PSD não mostrou grande empatia com quem foi encontrando, fez, de resto pouca conversa, ouviu muito, mas falou pouco.

A despesa da casa foi muito feita por um dos homens de mão desta campanha de Rui Rio. Trata-se de Rodrigo Gonçalves, o líder interino da concelhia de Lisboa do partido, que dizia piadas - a um cão que ladrava sem parar garantiu que se chamava Lopes, em referência a Pedro Santana Lopes, que também é candidato à corrida à liderança do PSD - e terminava frases das pessoas que abordavam Rio.

A dada altura o candidato meteu conversa com um morador, o senhor...Lopes e lá veio à baila a visita que ali fez o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Falando por trás das grades do portão da casa, este morador avisou Rui Rio para fazer "qualquer coisa por este bairro, porque o Presidente já nos prometeu alguma coisa", levando Rio a perguntar se era o "presidente da câmara", levando a resposta "não, o Presidente Marcelo", sublinhando o idoso de 90 anos que "todos prometem, mas depois não há nada para ninguém”, ao que o candidato respondeu: "é normal, o costume".

Rui Rio visitou mercearias, diversas associações culturais, o Moinho da Juventude, um dos principais centros de apoio aos jovens da Cova da Moura, situado no topo do bairro e a uma jovem que estava a grelhar carne na rua disse "eu também já virei muitos frangos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    16 nov, 2017 Seixal 15:33
    Começou a hipocrisia para não dizer palhaçada do PSD. Concordo a 100% com o comentário do JJR de Aveiro, 23.00.
  • 16 nov, 2017 LISBOA 08:41
    Pobre PSD!!!
  • tuga
    16 nov, 2017 Lisboa 08:16
    O Santuário da Cova da Moura, é o palco para a palhaçada que a politicada pratica paga a peso de ouro!! Vejam com olhos de ver a traição que fizeram à nossa raça, à nossa cultura, à nossa identidade. A politicada que se reforma aos 40 anos de idade, que vive longe da violência, que tem bons tachos, boas mordomias, reformas vitalícias, deveria ver com olhos de ver o crime que cometeram ao passar aqueles e outros a portugueses. Onde moro ir colocar o lixo no contentor à noite é uma operação de alto risco!! o barulho, a violência, etc. é o pão nosso de cada dia, isso não querem perceber esta palhaçada da politicada!!! TENHAM MAS É VERGONHA!!!! Precisamos de um novo partido de gente séria e competente que defenda a nossa raça, a nossa cultura, a nossa identidade e recupere a nossa soberania entretanto vendida. Até lá vai ser mais do mesmo. Vamos ter mais do mesmo. O grave é que ...,... gente honesta e competente, tem vergonha de se misturar com estes vampiros.
  • costa
    15 nov, 2017 porto 23:39
    Este Sr. já viu muito pior que isto ns sua cidade a tal que nao governou nem mexeu ficou tudo ao Deus dará , nem faço nem deixo fazer . vai para longe.
  • António Marques Pint
    15 nov, 2017 V N Gaia 23:22
    O que é que tem de tão inócua a Cova da Moura que atrai tantos visitantes bem-falantes, sempre acompanhados pela polícia ou por "guias" credenciados do bairro? Acabem com as fronteiras internas. Ou rendam-se à evidência do que aquele bairro é, independentemente de muitos dos seus moradores e sobretudo das crianças.
  • José
    15 nov, 2017 Lisboa 23:17
    Abriu a caça ao Rui Riu. Doravante tudo o que diga e faça vai ser amplamente escrutinado (em relação a outras é preciso que coisas mesmo beras aconteçam)
  • JJR
    15 nov, 2017 Aveiro 23:00
    Estes sonso é um dos maiores perigos que o nosso país já esteve sujeito. “Isto” é muito pior que kavako porque além de ser um mestre em cinismo e sonso até mais não, ao contrário de kavako este tem inteligência mantendo os piores defeitos de vaidade e egocentrismo. E os rancorosos psd ávidos de sangue vão ser os primeiros prejudicados com este prepotente arrogante à frente do partido que passa a ser partido de Rui Rio e dos seus "fieis" servos acólitos, mas como estão cegos de ódio por causa do Costa estão dispostos a tudo para derrotar Costa e ter finalmente o orgasmo adiado com a derrota de Passos. Como este Sonso do Rui Rio conseguiu arranjar uma etiqueta de rigoroso, honesto e competente o povão vai votar nele mais uma vez enganado como foi com kavako falso honesto e consequentemente vamos ter mais umas dezenas de anos em que o país vai ser saqueado por meia dúzia de metástases de Rui Rio mas tudo em conformidade com a lei. Estamos completamente feitos.
  • Ricardo Sousa
    15 nov, 2017 Porto 22:57
    Ó sr. Carlos Gonçalves..... o Sr. fala do que não conhece..... Fique por ai no Seixal que é melhor..... um dia que venha visitar o Norte e a cidade do Porto em particular, visite os bairros camarários e depois comente..... Infelizmente é mais um comentador sem conhecimentos..... Enfim.... é o pais que temos
  • Carlos Gonçalves
    15 nov, 2017 Seixal 22:01
    Mas o que é que este fulano foi fazer à Cova da Moura? Estes tipos não olham a meios para atingir os fins!! Ele deveria ter ido visitar alguns bairros do Porto, para ver o que não fez no tempo em que foi presidente da câmara!!!
  • couto machado
    15 nov, 2017 Porto 21:58
    Anda para cá abelha....

Destaques V+