Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Saramago e Pessoa em diálogo no Festival Dias do Desassossego

15 nov, 2017 - 18:37 • Maria João Costa

Música, leitura e passeios literários vão ligar os dois escritores, de 16 a 30 de Novembro.

A+ / A-

A edição de 2017 do festival Dias do Desassossego é organizada em conjunto pela Casa Fernando Pessoa e a Fundação José Saramago e propõe programação em torno dos livros e da escrita dos dois vultos da língua portuguesa.

O diálogo entre as obras dos dois autores faz-se de várias formas. De 16 de Novembro, dia do nascimento de José Saramago, até 30 de Novembro, dia da morte de Fernando Pessoa, há música, arte urbana, oficinas para os mais novos e passeios literários por Lisboa para celebrar a escrita do Prémio Nobel e do poeta do "Livro do Desassossego".

"É uma sorte Lisboa ter as casas de dois grandes nomes da literatura portuguesa e haver esta parceria para divulgar a obra escrita através do trabalho de artistas de outras áreas", diz Sérgio Machado Letria, da direcção da Fundação José Saramago. “[Convidámos] pessoas a quem vamos perguntar o que é que lêem e que efeitos têm os livros nas suas vidas", acrescenta Clara Riso, directora da Casa Fernando Pessoa.

O programa começa com a performance "Uma Máquina Voadora Movida por Vontades", criada por André e. Teodósio, Rafael Esteves Martins e Ana Ribeiro, a 16 de Novembro, na Fundação José Saramago. O espectáculo assinala os 35 anos do romance "Memorial do Convento" e terá entrada livre para o público.

No campo da música, Clara Riso destaca o espectáculo que vai juntar os pianistas Filipe Raposo e Filipe Melo, “A Biblioteca dos Músicos”. "Fazem música – a que fazem muito bem – mas estimulados pelas suas leituras”, afirma. O espectáculo será no palco do Teatro Municipal São Luiz, a 22 de Novembro.

A programação de duas semanas inclui também passeios literários nos dias 18 e 19 de Novembro, dedicados a ambos os autores. Outro dos destaques apontados pela directora da Casa Fernando Pessoa é a aula que será dada por António Mega Ferreira. O escritor irá ajudar “a entrar num livro difícil que é 'A Divina Comédia', de Dante” diz Clara Riso. A sessão "Dante e do seu poema sacro" está marcada para 23 de Novembro, na Casa Fernando Pessoa.

Da programação, que conta com cerca de duas dezenas de eventos, faz ainda parte uma exposição na Galeria das Salgadeiras, com inauguração prevista para 25 de Novembro, intitulada "Na Penumbra", do fotógrafo Augusto Brázio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+