Tempo
|
A+ / A-

Zimbabué. Militares nas ruas e rumores de golpe de estado

14 nov, 2017 - 21:50

Partido do Presidente Mugabe acusa chefe das Forças Armadas de traição.

A+ / A-

Grupos de soldados ocuparam esta terça-feira posições à volta da capital do Zimbabué, no mesmo dia em que o partido no poder acusou o chefe das Forças Armadas de traição.

O general Constantino Chiwenga ameaçou na segunda-feira intervir para acabar com uma purga no ZANU-PF, o partido do Presidente Robert Mugabe, na sequência do afastamento de um alto dirigente.

Cerca de 24 horas depois, um jornalista da agência Reuters viu seis viaturas militares a transportar soldados nos arredores da capital Harare.

A presença de tropas nas ruas e as movimentações de viaturas militares desencadearam rumores sobre um possível golpe de Estado, mas não há qualquer declaração nesse sentido.

O embaixador do Zimbabué na África do Sul, Isaac Moyo, nega que esteja em curso qualquer tentativa derrubar Mugabe e garante que o governo "está intacto".

"Não está a acontecer nada. São alegações nas redes sociais", disse o embaixador à agência Reuters.

Já a representação diplomática nos Estados Unidos diz estar a acompanhar atentamente a situação em Harare.

O Departamento de Estado norte-americano apela a que todas as partes resolvam os seus conflitos de forma "calma e pacífica" no Zimbabué.

O Presidente Robert Mugabe tem 93 anos e está no poder há 37, desde a independência da antiga colónia britânica.

[notícia actualizada às 22h51]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    14 nov, 2017 Lisboa 22:12
    O prego nunca mais morre para deixar em paz os patricios

Destaques V+