Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Rajoy. Governo é para durar quatro anos, mesmo se independentistas vencerem na Catalunha

14 nov, 2017 - 13:16

Primeiro-ministro espanhol diz esperar que os partidos não independentistas ganhem as eleições, mas avisa que “ganhe quem ganhar, terá que cumprir a lei”.

A+ / A-

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, afasta a possibilidade de antecipação das legislativas caso os independentistas da Catalunha vençam as eleições autonómicas de 21 de Dezembro.

“Uma vitória dos independentistas apenas lhes serviria para formar um governo autonómico e isso nada tem que ver com a duração das legislaturas. Eu sempre fui partidário de que as legislaturas devem durar quatro anos. Isso transmite tranquilidade, segurança. Demonstra tranquilidade. Por isso, se estiver nas minhas mãos, esta legislatura durará quatro anos”, disse Rajoy, em entrevista à Cadena Cope.

Na entrevista, Rajoy diz ainda esperar que os partidos não independentistas ganhem as eleições, mas avisa que “ganhe quem ganhar, terá que cumprir a lei”.

O chefe do governo espanhol falou ainda sobre a eventual candidatura de elementos próximos do ex-presidente do governo catalão, Carles Puidgemont, e que se encontram neste momento em prisão preventiva. Rajoy admite que nada os impede de se apresentarem a votos.

“Todos os que estão neste momento na prisão podem apresentar-se às eleições porque não estão inabilitados a concorrer. Isso apenas se produz através de uma sentença nos tribunais que não existe. Claro que seria absurdo que alguém que está na prisão fosse eleito, creio que não faria sentido porque não poderia exercer a sua função”, remata Rajoy.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Silva
    14 nov, 2017 Lisboa 19:34
    É inacreditável como em Portugal o Sr. Rajoy já tem os monárquicos a concordar consigo. Os monarcas portugueses quase que se atrevem a ser espanhóis. Já os portugueses republicanos são a favor dos independentistas da Catalunha, como também defendem a independência de mais territórios em Espanha, desde que Rajoy não aplique a medida 155 para todos. Na verdade, o «Franquismo» não desapareceu de Espanha; nem o fantasma da Inquisição; nem a monarquia dos Filipes. Todos esses fantasmas do passado perseguem os independentistas e mostram como Espanha nunca será tolerante.
  • antonio
    14 nov, 2017 lisboa 16:50
    Sr Rajoy tem em Portugal duas irmãs do bispo louçã mais um comuna geriátrico que não concordam consigo!

Destaques V+