Tempo
|
A+ / A-

Barrigas de aluguer. MNE pediu manual sobre a legislação para os consulados

14 nov, 2017 - 14:35

A legislação portuguesa está a despertar interesse noutros países. A lei permite o acesso à gestação de substituição a mulheres estrangeiras, embora todo o procedimento tenha de ser realizado em Portugal.

A+ / A-

O Ministério dos Negócios Estrangeiros solicitou ao Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA) o envio de um manual sobre gestação de substituição para os consulados poderem dar respostas às questões colocadas sobre esta matéria.

Em entrevista à agência Lusa, o presidente do CNPMA, Eurico Reis, revelou que, além deste pedido do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o regulador tem sido contactado por autoridades de Espanha e França que manifestaram interesse na forma como a lei de gestação de substituição está a ser aplicada em Portugal.

A poder ser aplicada em Portugal desde Agosto, a lei permite o acesso à gestação de substituição a mulheres estrangeiras, embora todo o procedimento tenha de ser realizado em Portugal.

"Todo o procedimento tem de ser feito em Portugal. Tudo. Exactamente para garantir que a lei se cumpre: que não há contratos que não sejam gratuitos, se há alguma pressão ilegítima sobre a gestante. Para que isso aconteça, o Conselho tem de ter controlo da situação. [Por isso] todo o procedimento tem de ser feito em Portugal e em centros portugueses", disse.

Desde que passou a poder ser aplicada em Portugal, chegaram ao CNPMA 99 manifestações de intenção de celebração do contrato de gestação de substituição, das quais 58 de portugueses e 41 de estrangeiros.

O CNPMA está ainda a debater a ideia de "criar atractivos" para as crianças resultantes destes tratamentos nascerem em Portugal, disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    14 nov, 2017 évora 20:36
    O que existe é uma modificação da escrita da vida , só porque existe tecnologia . Mais tarde , se nascerem com defeito não os aventam fora , mas pedem contrapartidas ao Estado vitalícias porque autorizou ... Experimentem a alugar barrigas das vacas do leite ... pode ser que funcione .
  • Emanuel Teixeira
    14 nov, 2017 Sintra 19:11
    Continua a imperar a desinformação: não existem "barrigas de aluguer" em Portugal, é proibido. O Parlamento português aprovou a GESTAÇÃO DE SUBSTITUIÇÃO, sem contrapartidas pecuniárias.

Destaques V+