Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Paradise Papers: Bruxelas pede combate contra "vampiros" que se refugiam na escuridão

14 nov, 2017 - 10:39

A Rainha de Inglaterra, o primeiro-ministro do Canadá e a cantora Madonna foram “apanhados” em nova polémica com offshores.

A+ / A-

O comissário europeu dos Assuntos Económicos instou os Estados-membros a adoptarem rapidamente propostas legislativas apresentadas por Bruxelas para combater a evasão fiscal, praticadas por "vampiros" que se refugiam na escuridão.

"A transparência é a nossa primeira arma, só ela permitirá por termo a esta cultura de segredo e ao sentimento de impunidade destes que praticam e beneficiam da evasão fiscal. São de certa forma vampiros, a única coisa que receiam é a luz. Cabe a nós fazer essa luz", declarou Pierre Moscovici, num debate no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, sobre os Paradise Papers.

Afirmando-se "profundamente chocado, mas não surpreendido" com o último escândalo de revelações de esquemas fiscais agressivos para fuga aos impostos, os Paradise Papers, o comissário defendeu que se as propostas já apresentadas pela Comissão, algumas delas na sequência dos Panamá Papers, "tivessem sido implementadas nos últimos três anos, se a transparência fosse a regra, se a luz tivesse sido feita, poderia ter-se evitado o último escândalo".

Nesse sentido, exortou os Estados-membros a "acelerar os trabalhos" e a "assumirem as suas responsabilidades", e sugeriu mesmo um calendário a ser cumprido para a adopção das propostas legislativas que continuam a ser negociadas entre as instituições da UE.

A recente investigação jornalística revela esquemas na Ilha de Man (Reino Unido) sobre esquemas que permitem a empresas e particulares evitarem o pagamento de impostos, sobretudo o IVA.

A Rainha de Inglaterra, o primeiro-ministro do Canadá e a cantora Madonna foram “apanhados” em nova polémica com offshores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+