Tempo
|
A+ / A-

Escola de Braga nega processo. Mãe de aluna mantém versão

11 nov, 2017 - 22:37

A aluna divulgou um vídeo numa rede social que mostrava uma lagarta viva no prato de uma refeição servida na cantina, alegadamente violando as regras da instituição.

A+ / A-

A direcção da escola de Braga onde foi filmada uma lagarta numa refeição servida na cantina nega ter instaurado um processo disciplinar à aluna que divulgou o vídeo, mas a mãe da estudante mantém a existência do processo.

Segundo fonte do Ministério da Educação adiantou à Lusa, "de acordo com informação prestada pela direcção da escola [Escola Básica 2/3 André Soares] aos serviços do Ministério da Educação, não foi aberto qualquer processo disciplinar à aluna em causa".

Confrontada com aquela informação, a mãe da aluna confirmou à Lusa ter sido chamada à escola para ser informada de que a filha estaria a ser alvo de um processo disciplinar, "tendo mesmo sido sugerido o castigo final" a aplicar.

"Eu fui duas vezes à escola para falar com a direcção sobre isto. Fui recebida pela direcção de turma e pela subdirectora porque a directora estaria fora. Foi-me dito que a minha filha tinha que perceber o que fez, que agiu mal e que o que fez teve consequências", explicou Elisabete Lopes.

A mãe da estudante de 14 anos explicou que lhe foi sugerido que a filha "fosse os dois dias de suspensão que lhe seriam aplicados para a cantina de uma instituição para aprender como funciona uma cozinha".

Elisabete Lopes garantiu ainda que falou com a directora da escola sobre o processo e sobre todo o episódio: "A senhora directora explicou-me que a minha filha tinha infringido o regulamento da escola e que tinha que perceber que isso tinha consequências. Foi-me sempre dito que estava a correr um processo disciplinar", disse.

Na sexta-feira, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da André Soares denunciou que tinha sido instaurado um processo disciplinar à aluna que divulgou o vídeo de uma lagarta no prato de refeição servido na cantina.

Em declarações à Lusa, a presidente daquela associação, Dulce Campos, explicou que a mãe da estudante em causa foi chamada à escola para lhe ser comunicado que a filha seria alvo de um processo disciplinar, por ter partilhado um vídeo filmado no estabelecimento de ensino, o que será proibido pelo regulamento interno da instituição.

"A encarregada de educação da aluna [que partilhou o vídeo na página pessoal do Facebook] foi chamada à escola para lhe informarem que está a ser instaurado um processo disciplinar. Os contornos ainda não sabemos", adiantou Dulce Campos.

A responsável disse esperar "que o desfecho seja positivo", lembrando que está em causa "uma situação verdadeira, que toda a gente assumiu", incluindo a direcção da escola e a empresa que confecciona as refeições servidas na cantina.

"É verdade que o regulamento proíbe aquela divulgação, mas está em causa um bem maior. As denúncias e queixas sobre a qualidade das refeições têm sido muitas desde o início do ano, o que não é compreensível", disse.

Na terça-feira começou a circular um vídeo na rede social Facebook que mostrava uma lagarta viva no prato de uma refeição servida na cantina da André Soares, uma situação que a direcção da escola classificou como "reflexo" da "falta de funcionários" na empresa que ali serve refeições.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Será?
    13 nov, 2017 Ma 10:30
    Que ainda vamos assistir a declarações da aluna, justificando que colocou na sopa, por paródia, a lagarta para não a comer! Lagarta viva na sopa é muito estranho!
  • em tudo isto
    12 nov, 2017 Cas 15:40
    o que é triste e irresponsável é que os media se papagueiam apenas com a versão unilateral de um dos lados e façam noticias que não passam de alarmismos sem investigarem os contraditórios! Esta informação e os media estão podres!
  • parece
    12 nov, 2017 lx 15:37
    que nem a filha nem a mãe, encarregada de educação, sabem viver numa sociedade democrática! Infelizmente em Portugal a iliteracia ainda faz parte de uma percentagem muita grande da população que não consegue entender o que lhe é explicado e fazem de imediato juízos que nada têm a ver com a realidade!...muitos, infelizmente ao lerem nem sequer sabem interpretar o que está escrito! Limitam-se a juntar as silabas e a seguir pensam que sabem ler!
  • está visto!
    12 nov, 2017 lx 15:32
    O diabo anda mesmo à solta e é o vale tudo para desestabilizarem a situação politica e o actual governo!...
  • odete
    12 nov, 2017 coimbra 13:22
    Afinal neste país não há democracia??'Vivemos no país do homem dos misséis.O tal do jun....Pois é, a verdade é lixada.Temos de continuar amordaçados.Parabéns a todos aqueles que têm coragem de mostrar a realidade.Força.

Destaques V+