Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autarca de Barcelona acusa Governo catalão de ter conduzido região “ao desastre"

11 nov, 2017 - 17:57

Ada Colau garante que maioria dos catalães “não quer” a independência da região.

A+ / A-

A presidente da câmara de Barcelona, Ada Colau, acusa o governo catalão destituído, de Carles Puigdemont, de ter conduzido a região "ao desastre", considerando que a maioria dos catalães "não queria" uma declaração de independência.

Durante uma reunião do seu partido Catalunya en Comú (esquerda), Ada Colau exigiu "explicações" aos dirigentes separatistas, ao mesmo tempo que apelava à libertação dos que estão actualmente detidos.

"Queremos que os prisioneiros sejam libertados, mas queremos também que um governo irresponsável que conduziu o país ao desastre enfrente (as suas responsabilidades) e reconheça os seus erros", disse, antes de participar numa manifestação em Barcelona pela libertação dos dirigentes presos.

Oito ex-ministros regionais estão detidos, enquanto Puigdemont e mais quatro membros do seu executivo continuam refugiados em Bruxelas, à espera que a justiça da Bélgica dê seguimento ao mandato europeu de detenção pedido pela justiça espanhola.

"Eles provocaram tensões no país (Catalunha) e fizeram uma declaração unilateral de independência que não era desejada pela maioria" da população, acusou Colau, que não é independentista, embora defenda a realização de um referendo de autodeterminação da região para resolver a questão.

Segundo a autarca, a declaração de independência foi feita "enganando a população por interesses partidários".

A declaração de independência votada em 27 de Outubro por 70 dos 135 deputados do parlamento catalão "não trouxe a república", constatou, criticando o presidente do executivo catalão destituído Carles Puigdemont por ter partido para a Bélgica deixando a Catalunha "sozinha face à incerteza".

"Eles fizeram a declaração e depois desapareceram", disse.

Ada Colau também critica a reacção do Governo espanhol do conservador Mariano Rajoy, que activou o artigo 155 da Constituição, suspendendo a autonomia da região, destituiu o executivo, dissolveu o parlamento e convocou eleições regionais.

Presidente da câmara de Barcelona desde Junho de 2015, Ada Colau faz campanha com o terceiro partido espanhol, Podemos (extrema-esquerda), para aquelas eleições marcadas para 21 de Dezembro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    11 nov, 2017 aveiro 18:26
    Eleições democráticas e o resultado terá de ser respeitado !.............mais nada !

Destaques V+