Tempo
|
A+ / A-

Seca

​Marcelo espantado por barragem de Fagilde só ter água para 20 dias

10 nov, 2017 - 21:24

Presidente da República visitou a albufeira que está a garantir o fornecimento de água a Viseu.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou esta sexta-feira a barragem de Fagilde, em Viseu, e mostrou-se espantado com o nível baixo das reservas de água que só dão 20 dias de abastecimento.

"Vinte dias, disse? Vinte dias é o final do mês de Novembro, princípio de Dezembro", exclamou Marcelo Rebelo de Sousa, em conversa com os presidentes das Câmaras de Viseu e de Mangualde, Almeida Henriques e João Azevedo, respectivamente.

O nível da albufeira de Fagilde não estava tão baixo desde 2005.

O autarca João Azevedo explicou que, para restabelecer a normalidade, teria de haver "500 camiões por dia a deitar água dentro da bacia da barragem de Fagilde".

Questionado pelos jornalistas sobre se tinha noção desta realidade, Marcelo Rebelo de Sousa disse ter-se apercebido dela ao ouvir, "nos últimos dias, as intervenções dos senhores presidentes de Câmara" e "quando ficou patente que afinal a chuva não vinha".

O Presidente da República ouviu soluções para o problema da falta de água na região: "Não podemos perder de vista construir a barragem do Vouga, que seria uma segunda fonte de abastecimento", disseram os autarcas.

Marcelo Rebelo de Sousa apelou à solidariedade entre autarquias para ajudar a ultrapassar a actual situação.

Graças à sensibilização por parte da autarquia de Viseu, já foi registada uma diminuição do consumo de 3.000 metros cúbicos. No entanto, 27 camiões-cisterna continuam a fazer 122 cargas de área no concelho de Viseu.

[notícia actualizada às 22h09]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vip
    11 nov, 2017 08:22
    Existem empresas no distrito a gastar agua como se nao houvesse seca centenas de metros cubicos diario so numa que eu tenho conhecimento as outras devem estar a fazer o mesmo pois continuam a laborar.
  • agostinho v co
    11 nov, 2017 usa 00:17
    Tira toumais uma ,,selfie
  • ZédoNabão
    10 nov, 2017 Tomar 22:11
    E o Sxr Presidente da CMViseu não informou o Senhor Presidente que há um projecto "engavetado" há 12 anos para construir uma barragem no rio Vouga? Aonde está a "maravilhosa" comunicação social que nada diz sobre isto? Como sempre interesses políticos, não é assim? E o POVO vai aguentando tudo isto!..
  • Fausto
    10 nov, 2017 Lisboa 22:03
    Já não há estrelas no céu...dirá Marcelo espantado...

Destaques V+