Tempo
|
A+ / A-

Dia Brexit: Reino Unido sai às 23h00 do dia 29 de Março de 2019

10 nov, 2017 - 09:50

“Que ninguém duvide da nossa determinação ou questione as nossas intenções sobre o processo”, garante a primeira-ministra.

A+ / A-

Às 23h00 do dia 29 de Março, de 2019, o Reino Unido deixa a União Europeia. A data foi anunciada pela primeira-ministra britânica.

Theresa May, num artigo publicado no jornal “Daily Telegraph”, escreve que a decisão em informar sobre o exacto momento em que o Brexit é aplicado tem como objectivo demonstrar a “determinação” do governo em completar “o processo” de retirada da União Europeia.

“Que ninguém duvide da nossa determinação ou questione as nossas intenções sobre o processo”, escreve a primeira-ministra.

“A data vai ficar escrita ‘preto no branco’ no topo deste texto legislativo. O Reino Unido vai sair da União Europeia no dia 29 de Março de 2019, às 23h00”, acrescenta.

A data está incluída no projecto de lei sobre a saída do Reino Unido da União Europeia e que será debatido numa sessão no parlamento britânico agendada para a próxima semana e que deve autorizar o Brexit.

O texto que vai ser debatido na próxima semana tem como título “Projecto de Lei sobre a Retirada da União Europeia” e vai ser discutido em sede de comissão parlamentar, esperando-se algumas emendas ao texto.

May alerta que “as pessoas esperam que os políticos se unam” no sentido de conseguirem um bom acordo com a União Europeia.

A chefe do executivo diz também que está disposta a escutar as propostas parlamentares para “melhorar o projecto de lei”, mas refere que não aceita as tentativas que possam travar o processo.

“Não vamos tolerar tentativas de onde quer que seja e que venham a utilizar o processo de alterações ao projeto de lei como forma de bloqueio da vontade democrática do povo britânico, tentando atrasar ou obstaculizar a nossa saída da União Europeia”, avisa.

A primeira-ministra frisa que o projecto legislativo é “fundamental” para a obtenção de “um Brexit correcto e ordenado”.

Ao fim de seis rondas negociais entre Londres e Bruxelas ainda foram alcançados avanços significativos sobre os termos exactos da retirada do país, facto que está a gerar incerteza junto das empresas e dos cidadãos comunitários que se encontram no Reino Unido.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • couto machado
    10 nov, 2017 Porto 17:13
    A malta devia ler a obra de Camilo com o título : a riqueza dos pobres e a miséria dos ricos. Os nossos mais antigos aliados, quando chega a hora da despedida, não hesitam e, o mais interessante , trata-se de uma mulher e não de um homem. Aqui está a igualdade de género que por cá se vai aplicando ao posto de ministro...
  • É isto aí
    10 nov, 2017 pensassem antes, burros! 15:57
    Portugal nunca devia era se por nesta cova de chupistas. Só serviu para que muitos mamassem e roubassem bem à vontade, mas quem tem que pagar por estes ladrões todos são todos os que não tiveram culpa... os trabalhadores com os salários de mer... congelados desde de 2010. As pessoas mais pobres, sem trabalhos e apertar cada vez mais com o pouco que é cada vez mais... Num país que deixou de produzir para depender de estrangeiros. Com austeridade e cortes por todo o lado e mais e mais e mais... Mas alguém de juizo perfeito acredita nesta europa como se fosse o paraiso?! Esta união europeia é boa é para quem dela anda a mamar e já mamou muito. Prova disto os que meteram os subsídios a engordar as suas contas. Eu nunca comi nada desta europa por isso falo à vontade, mas nada me impede também de sentir revolta. A verdade é que se passou de cavalo a burro. Cada vez estamos mais pobres e é sendo europeu. Agora até já se vê alguns que dizem que tiveram orgulho em aceitar a integração mas já começam a ver os resultados da porcaria que é pertencer a esta união da treta e que nunca pensavam naquilo que se ia tornar. Pois é, mas isto é lógico, os mais fortes dominam sempre os mais fracos. Burros foram estes que na altura não preveram isto. Agora que enfiem a cabeça na areia para esconder a vergonha. Nem no dinheiro se temos a nossa entidade, tudo para pior. Basta comparar as diferenças do poder de compra no escudo e agora. Cambada de ingénuos. Esta europa não me representa.
  • Carlos
    10 nov, 2017 Lisboa 10:27
    Tipicamente Inglês. Não brincam na formatura. E vai ser mesmo às 23 horas UTC em ponto, ... nem mais um segundo.

Destaques V+