Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministra do Mar. É sustentável pescar até 14.500 toneladas de sardinha

10 nov, 2017 - 01:33

Ana Paula Vitorino espera que esta proposta seja aceite em Bruxelas para a pesca da sardinha em 2018.

A+ / A-

A pesca de sardinha até 14.500 toneladas por ano é sustentável. É a posição do Governo português e reafirmada à Renascença pela ministra do Mar.

De acordo com Ana Paula Vitorino, uma quota de pesca entre as 13.500 e as 14.500 toneladas garante a sustentabilidade do recurso e é essa proposta que o Executivo vai levar à União Europeia.

Nestas declarações admite não ter evidências científicas para propor um valor mais elevado. “A análise feita pelos nossos cientistas é que essa quantidade se situaria entre 13,5 e 14,5 mil toneladas. Por isso, o que nós vamos tentar junto da União Europeia é que aceitem esta nossa argumentação e nós possamos defender essa quantidade. Gostaria muito de ter evidência científica para que pudesse propor um valor maior, não tenho”, disse. Numa primeira reacção, a Associação de Produtores de Pesca do Cerco diz que o Governo poderia ir mais longe.

No entanto, Humberto Jorge reconhece que o número avançado pela ministra do Mar é um bom ponto de partida.

“Achamos que entre as 17 e as 20 mil toneladas será possível chegar a um número adequado para 2018. No entanto, para nós, 14.500 ou 15 mil obviamente é melhor que zero”, refere.

Um parecer do Conselho Internacional para a Exploração do Mar chegou a avançar que a pesca da sardinha deveria ser proibida em 2018 em Portugal e Espanha, face à redução acentuada do "stock" na última década.

"Deve haver zero capturas em 2018", recomenda o documento daquele fórum científico inter-governamental dedicado ás ciências marinhas no Atlântico, habitualmente consultado pela Comissão Europeia para dar parecer sobre as possibilidades de pesca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    10 nov, 2017 Lisboa 22:02
    Essa quantidade...quase não chega a metade...do que um barco fábrica...apanha de peixe...por rede...e tudo o que vem a rede...é peixe...resumindo os cientistas...devem estar loucos...
  • Marcio
    10 nov, 2017 Lisboa 10:47
    O que percebe a ministra de peixe? Anda ao sabor dos interesses...
  • Carlos Alberto
    10 nov, 2017 Coimbra 10:01
    Qualquer mestre pescador sabe mais disso do que os cientistas. Até sabem que há outras espécies predadoras que dizimam cardumes inteiros e que são acerrimamente defendidas pelos ambientalistas. Tempos houve em que a nossa frota de pesca da sardinha era composta por muitas centenas de embarcações e nunca a sardinha esteve em risco de desaparecer. Estamos condenados a estas regras que nada troxeram de bom para os pescadores.

Destaques V+