Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Incêndios: Governo anuncia apoio a 9 mil agricultores

09 nov, 2017 - 22:16

Ministro Capoulas Santos garantiu o seu pagamento "tão rápido quanto possível" na resposta aos estragos provocados pelos fogos de Outubro.

A+ / A-

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, anunciou esta quinta-feira, em Oliveira do Hospital, o apoio a nove mil agricultores dos concelhos afectados pelos incêndios de 15 e 16 de Outubro que manifestaram os seus prejuízos.

Naquele concelho do distrito de Coimbra, um dos mais atingidos, o governante reuniu-se com os presidentes das comunidades intermunicipais dos municípios afectados para explicar as medidas de apoio e garantiu o seu pagamento "tão rápido quanto possível".

Salientando que o Governo está a fazer um "esforço sem precedentes" em situações de catástrofe, Capoulas Santos disse que os prejuízos não estão contabilizados, mas vão "assumir algumas dezenas de milhões de euros".

Segundo o ministro da Agricultura, uma das medidas vai permitir aos muito pequenos agricultores, "independentemente da dimensão ou de terem registo de actividade", receber até 100% dos prejuízos até ao montante de 1.053 euros.

As candidaturas, adiantou, abrem no início da próxima semana e terminam no final do mês, envolvendo os autarcas de freguesia na confirmação dos prejuízos para agilizar o processo.

Os agricultores com prejuízos entre os 1.053 e os 5.000 também poderão ter uma comparticipação a 100% dos estragos, mas de 5.000 a 50.000 o apoio será efetuado a 85% do seu valor.

Entre 50.000 e até 400 mil euros, as medidas do Governo preveem uma comparticipação a 50% até ao limite de 200 mil euros.

O processo de candidaturas para estas duas medidas, que vão ser apoiados por fundos do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) e verbas nacionais, vai estar aberto até 15 de Dezembro.

"Nós queremos períodos curtos para passar a pagar rapidamente, mas depois somos confrontados com pedido de prolongamento dos períodos", salientou o ministro da Agricultura.

O governante frisou ainda que, juntamente com estas medidas, o Governo está a distribuir alimentação para animais, tendo até à data de hoje já distribuído 1.003 toneladas.

Na próxima semana, adiantou, vai ser iniciada uma ajuda muito específica para a apicultura com a distribuição pelas organizações de apicultores 70 toneladas de açúcar para que possa ser produzido melaço, que constitui o alimento alternativo das abelhas enquanto não existir flora.

Confrontado com o facto de as medidas não chegarem para repor muitos investimentos perdidos, Capoulas Santos disse que o Governo está a "a ir tão longe quanto possível e quanto as disponibilidades e a regulamentação nacional e comunitária nos permite".

"É uma ajuda importante, mas naturalmente será sempre insuficiente", sublinhou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+