Tempo
|
A+ / A-

Presidente do parlamento catalão fica em liberdade quando pagar caução

09 nov, 2017 - 21:21

Carme Forcadell, que é acusada de sedição, rebelião e utilização ilegal de fundos públicos, tem uma semana para pagar uma caução de 150 mil euros.

A+ / A-

O Supremo Tribunal de Espanha decidiu que a presidente do Parlamento da Catalunha vai aguardar o desenrolar do processo em liberdade, avança o jornal “El Pais”, quando pagar uma caução de 150 mil euros.

Carme Forcadell, que é acusada de sedição, rebelião e utilização ilegal de fundos públicos, passa a noite na cadeia de Alcalá Meco (Madrid) e tem uma semana para fazer o pagamento.

O Ministério Público tinha pedido prisão preventiva para a presidente do Parlamento da Catalunha.

A presidente do Parlamento da Catalunha foi ouvida esta quinta-feira pelo Supremo Tribunal pelo seu papel no processo de declaração unilateral de independência da região.

Outros cinco deputados da assembleia catalã também prestaram depoimento perante o juiz, mas as medidas de coacção ainda não são conhecidas.

Na semana passada, o Supremo decretou prisão preventiva para oito antigos membros do governo da Catalunha, incluindo o vice-presidente destituído Oriol Junqueras.

[actualizado às 01h06]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    12 nov, 2017 Olivença 19:36
    Mais uma mártir como prisioneira política, viva o franquismo!
  • Alberto Sousa
    11 nov, 2017 MONTIJO 12:00
    E a justiça já ganhou, e não foi pouco. Justiça comprada é justiça adiada. Não que ela mereça justiça, mas é a lei do mais forte.
  • couto machado
    10 nov, 2017 Porto 17:08
    A Senhora Carme ou Carmen tem de arranjar 30 000 contos (moeda portuguesa) que ainda pode ser trocada no BdP, para ficar em regime de liberdade e, desse modo, não custa nada ao erário publico a sua alimentação, higiene e limpeza. No que a Senhora se meteu. Esta gente devia pensar nas consequências antes de agir unilateralmente..
  • Mário Rodrigues
    10 nov, 2017 Leiria 00:04
    Forcadell está presa em Alcalá Meco até ser paga a fiança!...
  • No país da diversão
    09 nov, 2017 Lisboa 23:34
    Um político quando viola a lei é igual a um cidadão comum quando a viola, é um preso da justiça. Grave é alguns quererem colocar os políticos num pedestal! Depois países democráticos há poucos e é estranho que não saibam isso.
  • 09 nov, 2017 23:22
    A liberdade comprada ! ... se pagar a módica quantia de 150 000.
  • F Soares
    09 nov, 2017 A da Gortda 22:43
    Até parece que a CUP está a comentar. aqui na Renascença. Que acontecerá quando a noticia for atualizada e verificarem que deram o dito por não dito ????
  • Lobo
    09 nov, 2017 Porto 22:39
    A curto ou médio-prazo, os catalães terão de enveredar pela luta armada.
  • imperialismo
    09 nov, 2017 Olivença 22:26
    Tudo serve aos espanhóis para condenarem os catalães, é um pouco como a história do lobo e do cordeiro!.
  • Carlos Augusto
    09 nov, 2017 Lisboa 22:01
    Como é que num país democratico hajam presos politicos, ao passo que nesse mesmo governo hajam políticos metidos em escândalos financeiros e estejam em liberdade. Reparem que esse artigo 155 do tempo dos Filipes também se aplicava a Portugal, assim como aos países da America latina

Destaques V+