Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Al Gore e Marcelo criticam política para o clima de Trump no fim da Web Summit

09 nov, 2017 - 17:45 • Redacção com Lusa

Ex-vice-presidente dos EUA esteve na Web Summit para lançar um apelo: “Temos de mudar".

A+ / A-
Duas setas de Al Gore e uma de Marcelo. Alvo: Trump
Duas setas de Al Gore e uma de Marcelo. Alvo: Trump

O ex-vice-presidente norte-americano Al Gore apelou esta quinta-feira, em Lisboa, a que não se confundam os Estados Unidos com o actual Presidente, Donald Trump, afirmando que no seu país há vontade de continuar a lutar contra as alterações climáticas.

"Vamos cumprir o nosso papel apesar de Donald J. Trump", declarou perante os aplausos de milhares de pessoas reunidas na Altice Arena, no encerramento da conferência tecnológica Web Summit, que começou na segunda-feira.

Gore considerou que houve uma "viragem histórica" com a assinatura do acordo de Paris de 2015 para limitar o aquecimento global, apesar de Trump ter declarado que os Estados Unidos se iriam retirar do compromisso.

O ex-vice-presidente tornado activista e investidor pelo clima afirmou que, pelas regras do acordo, "os Estados Unidos só poderão sair no dia a seguir à eleição presidencial de 2020" e manifestou-se confiante de que a vontade política maioritária no seu país não coincide com a do Presidente.

“Um novo Presidente dos Estados Unidos pode fazer em apenas 30 dias com que o país volte ao Acordo de Paris. Mas, mais importante, é que, no dia a seguir a esse anúncio do Presidente Trump [de saída do acordo] todos os outros países reafirmaram a presença no Acordo de Paris. E, nos Estados Unidos, a Califórnia, Nova Iorque, outros estados, outras cidades e milhares de decisores também disseram que estão com o Acordo de Paris.”´

O discurso de Al Gore em Lisboa surge no mesmo dia em que autarcas, empresas e representantes da sociedade civil dos Estados Unidos apresentaram, na conferência do clima, em Bona, a plataforma "We are still in" ("Ainda estamos") no Acordo de Paris, reflectindo o compromisso contra as alterações climáticas.

“Temos de mudar"

Indicando que energias renováveis como a solar estão a ficar cada vez mais baratas, Al Gore reconheceu que da parte dos sectores do carvão, gás e petróleo há uma vontade de "paralisar" o caminho em direcção às renováveis. "Acumularam durante anos riqueza, poder político e conhecimentos", mas "basta", declarou.

O planeta está à beira da "revolução da sustentabilidade", considerou, acreditando que esta chegará "com a dimensão da revolução industrial e a rapidez da revolução digital".

"Muitos dos que aqui estão já fazem uma diferença enorme", reconheceu, dirigindo-se a uma plateia em que destacou a geração jovem que cria empresas para "fazer bom dinheiro, mas também para fazer avançar o mundo", para o que a tecnologia é uma aliada. Aliás, Al Gore aproveitou a conferência para publicitar as inovações ambientais das empresas em que é investidor.

Para Al Gore, as consequências das alterações climáticas estão à vista de todos: nas chuvas, furacões, incêndios florestais ou secas devastadoras, "como acontece em Portugal ou Espanha", e nas dezenas de milhões que estão à beira da fome ou que tiveram que se deslocar por causa destes fenómenos extremos.

“Todas estas consequências fazem com que a resposta à pergunta ‘temos de mudar?’ seja 'temos de mudar'. Em que é que estão a pensar? Claro que temos de mudar. Não podemos condenar a próxima geração a uma vida de degradação e falta de esperança”, disse.

Gore afirmou querer "recrutar" a audiência de milhares para ser "parte da solução" para travar a "colisão entre a civilização humana e a natureza".

“O meu objectivo não é entreter-vos nem dar-vos a conhecer factos que não conheciam. O meu objectivo é recrutar-vos para fazerem parte da solução para a crise ambiental e ecológica neste planeta. Podemos resolvê-la, temos de resolvê-la e, com a vossa ajuda, vamos conseguir.”

Recordando lutas históricas como as travadas pelo fim da escravatura, pelo direito de voto das mulheres ou dos direitos dos homossexuais, afirmou que, no fim, tudo se resumiu a uma escolha entre "o que está certo e o que está errado".

"Está tudo em jogo", garantiu, admitindo que há "quem caia no desespero porque pensa que não há vontade de mudar" e declarando que "a vontade também é um recurso renovável".

Marcelo contra políticos que "negam a realidade"

Depois da palestra de Al Gore, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou a sua preocupação com a existência de “demasiados políticos” que “negam a realidade” relativamente às alterações climáticas, salientando que Portugal permanece fiel aos Acordos de Paris. Não disse o nome de Donald Trump, mas o destinatário da crítica estava implícito.

Na sua curta intervenção, o chefe do Estado agradeceu aos participantes na cimeira sobre tecnologia, mas também aos “milhares espalhados pelo mundo” que se dedicam a este tema, a “revolução científica e tecnológica” que estão a protagonizar.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou-se ainda “orgulhoso de Portugal e dos portugueses”, que “está a mudar” aceleradamente. E manifestou o desejo de que, não apenas no próximo ano, mas “nos próximos”, Portugal volte a ser o anfitrião da Web Summit.

Costa reúne-se com Al Gore

A visita de Al Gore a Portugal ofereceu também uma oportunidade para o primeiro-ministro, António Costa, discutir com o antigo vice-presidente dos Estados Unido a forma mais eficaz para Portugal cumprir o seu roteiro para a descarbonização da economia, sobretudo no domínio da mobilidade.

Este foi um dos principais temas que, segundo António Costa, foi abordado no seu encontro com Al Gore, que durou cerca de 30 minutos e que se realizou pouco antes da cerimónia de encerramento da Web Summit.

"É sempre bom ouvir alguém com a experiência de Al Gore sobre a melhor forma de Portugal percorrer o seu caminho ambicioso em matéria de descarbonização da mobilidade e de fomento da mobilidade eléctrica", declarou o líder do executivo, que tinha ao seu lado o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, que também esteve presente na reunião com o antigo vice-presidente dos Estados Unidos.

Perante os jornalistas, António Costa frisou que Portugal "quer incrementar cada vez mais a utilização das energias renováveis, não só ao nível da produção, como também no que respeita à sua utilização".

"Esta área é felizmente uma das que coloca Portugal numa posição de vanguarda. Portugal deve continuar a fazer um esforço para se manter nessa vanguarda, recuperando até algum atraso ao nível da mobilidade eléctrica que os últimos dez anos introduziram", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fausto
    10 nov, 2017 lisboa 12:19
    Trump não fez mais que libertar os EUA das amarras negativas a que estava sujeito o País para poder renegociar os acordos que lesaram 50% do território americano.A EU e demais dependentes do maior e ainda mais poderoso País do mundo criticam porque estão em causa os seus lucros e defesa dependente .O mundo dos neg´cios desloca-se paulatinamente desde Obama para o Pacifico.Na vez de vociferarem contra Trump adaptem-se e não percam tempo em histerismos que não levam a lugar nenhum antes dao lugar a mais whikeeliks,paradise papers,escandalos sexuais,perdas estratégicas e económicas etc Além disso quem semeia ventos colhe mais tarde ou cedo tempestades e sofre implosão.Adaptem-se porque culturas ,religiões ,usos e costumes do mundo não Ocidental são antag´nicas e a difusão da democracia ocidental parou ,agora restam os neg´cios entre diferentes culturas com respeito mutuo,o tempo da guerra continua parece finada.Em Portugal com o fim guerra Siria etc o turismo terá queda acentiuada.
  • Fausto
    09 nov, 2017 Lisboa 23:18
    Aquecimento global...para não dizer poluição global...estes tretas...sabem do que falam...mesmo não sabendo...o que se passa...as vossas...cenas...são uma distração...a que alguém...não se pode dar ao luxo...para sempre...
  • Filipe
    09 nov, 2017 évora 22:58
    Podiam ter criticado a mudança de clima que originou no passado a glaciação da Europa e antes o desaparecimento dos Dinossauros . Esta gente participa nestas coisas mas o que dizem são prefeitos disparates numa feira dos embustes . Mais valia terem acabado com os sem abrigo em Lisboa com os euros que arrebentam nesses eventos para autentica lavagem de mentes e propaganda de ignorantes incompetentes . Basta pensar no passado da formação da Terra a quantidade de vulcões ativos e a quantidade de co2 enviada para uma atmosfera jovem e parece que passaram milhares de milhões de anos e estamos cá para parar e pensar . É agora meia dúzia de escapes que altera o clima da Terra ... resumindo : Perfeito EMBUSTE de ignorantes e maus pensadores . Era preocupante se o ecossistema da Terra estivesse roto e se perdesse elementos ou entrassem outros estranhos . Pois nada se cria , nada se perde e tudo se transforma .
  • No país da diversão
    09 nov, 2017 Lisboa 18:42
    Eu gostava de saber o que Al Gore, prémio Nobel da Paz faz pelos direitos humanos e pela transparência no mundo? Serão as alterações climáticas (ou não) mais importantes? Em termos de progresso civilizacional, não somos exemplo, há muita opacidade. Depois vivemos num mundo individualista, quem acredita que se preocupam com quem viverá daqui a 100 ou mais anos se nem com quem vive hoje se preocupam! Chega de manipulação!

Destaques V+