Tempo
|
A+ / A-

​Acordo de Paris. Líderes locais dos EUA demarcam-se de Trump

09 nov, 2017 - 17:17

Movimento foi à conferência do clima, que decorre em Bona, dizer que "ainda estamos" no Acordo de Paris de combate às alterações climáticas.

A+ / A-

Autarcas, empresas e representantes da sociedade civil dos Estados Unidos apresentaram esta quinta-feira na conferência do clima, em Bona, na Alemanha, a plataforma "We are still in" ("Ainda estamos") no Acordo de Paris, reflectindo o compromisso contra as alterações climáticas.

"A protecção do nosso planeta está acima do sinal político de quem ocupe a presidência do país", referiu o autarca de Carmel, estado de Indiana, James Brainard.

Brainard referia-se ao anúncio do Presidente norte-americano, Donald Trump, em Junho, da intenção de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris contra as alterações climáticas.

O anúncio veio "somente ratificar a necessidade de que o país lidere a luta contra as alterações climáticas", acrescentou o responsável, que realçou estarem juntos nesta posição tanto representantes de poderes locais republicanos como democratas.

A apresentação da plataforma em Bona "é uma pedra fundamental para evidenciar a permanência dos EUA no acordo", prosseguiu James Brainard, um dos 2.500 líderes locais que, segundo a iniciativa, integraram a "We are still in".

A plataforma foi fundada em Junho e conta com o apoio de 40 organizações da sociedade civil, comunidades religiosas e unidades industriais do país, que representam, segundo os seus promotores, cerca de 130 milhões de norte-americanos, distribuídos pelos 50 estados.

[notícia corrigida às 19h52 - Bona na Alemanha e não na Suécia]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Duarte
    09 nov, 2017 Arouca 19:48
    O jornalista quererá dizer Bona, na Alemanha, não Suécia, uma vez que até no primeiro que ocorreu a reunião?

Destaques V+