Tempo
|
A+ / A-

Portugal recebe plantação de canábis. São mais de 100 mil plantas

09 nov, 2017 - 12:35

Alemanha, Croácia e Chipre são alguns dos países que em breve vão começar a importar canábis plantada em Cantanhede.

A+ / A-

A maior plantação de canábis para fins medicinais começou a ser cultivada em Portugal há duas semanas e, em breve, serão mais de cem mil plantas, anunciou o presidente da empresa canadiana Tilray, na Web Summit, em Lisboa.

Depois de um ano a viajar por todo o mundo, a Tilray escolheu o Parque Tecnológico de Cantanhede, no distrito de Coimbra, para instalar a sua produção. No Verão, a empresa teve luz verde do Governo para avançar com o projecto. "Começámos a plantar há duas semanas, mas as plantas ainda são muito pequenas. Têm cerca de dez centímetros", contou à agência Lusa Brendan Kennedy, diretor-executivo da Tilray, no final da sua apresentação.

Dentro de poucos meses, contou, estas plantas "terão entre um a dois metros" e a meta da empresa é ter "mais de cem mil plantas" para exportar para países que a queiram usar para fins medicinais.

Alemanha, Croácia e Chipre são alguns dos países que em breve vão começar a importar canábis plantada em Cantanhede.

A Tilray vai investir cerca de 20 milhões de euros até 2020 num negócio que deverá criar cem empregos.

Também presente na Web Summit, o presidente do Parque Tecnológico de Cantanhede, o Biocant, acredita que a empresa canadiana poderá vir a contratar investigadores portugueses. Neste momento, acrescentou João Moura, a Tilray já utiliza os laboratórios do parque para fazer investigação.

"A Biocant tem cerca de 300 quadros altamente qualificados e esperamos que a Tilray aproveite esta mais-valia", disse o responsável pelo Biocant.

A existência de trabalhadores com formação na área da produção agrícola, assim como a comunidade de investigadores, que "pode levar a cabo investigação nas áreas da biotecnologia e das ciências da vida" foram duas das razões apontadas por Brendan Kennedy para escolher Portugal. A outra razão foi "o clima ideal para o crescimento da planta".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    09 nov, 2017 évora 23:03
    Só não percebo porque prendem e escavacam a vida a gente que tem um vaso na varanda e a GNR o vê da rua e depois deixam os traficantes da droga plantar milhares de vasos , é para abastecer o poder político Português ? Ou para irem vender nas escolas básicas as plantas ? Podiam ao menos ter plantado garrafas de absinto de cabeça para baixo enterradas para nascerem mais umas quantos para abastecerem as festas universitárias .
  • fanã
    09 nov, 2017 aveiro 17:03
    Se algum se lembra de atear fogo na plantação , O Povinho de Cantanhede apanha uma pedrada de tamanho tal..............

Destaques V+