Tempo
|
A+ / A-

“Claramente uma situação de emergência”. Viseu só tem água para mais 25 dias

09 nov, 2017 - 10:02

Presidente da Câmara de Viseu fala em 200 mil euros de custos em transporte de água nos últimos 10 dias.

A+ / A-

Veja também:


O distrito de Viseu já só tem água para mais 25 dias. Se não chover num futuro próximo, o presidente da Câmara garante que o abastecimento às populações pode ficar em causa, devido à baixa capacidade das albufeiras da região.

“A situação é preocupante. Nos próximos 10 dias, não é previsível que chova”, começa por dizer Almeida Henriques, na Renascença, esta quinta-feira.

“A nossa albufeira de Fagilde está neste momento com 360 mil metros cúbicos de água, estamos a consumir uma média de 17 mil metros cúbicos por dia, o que significa que temos água para 20/25 dias, o que é muito curto face à previsão que temos pela frente”, concretiza.

Segundo o autarca de Viseu, desde Junho que têm vindo a ser tomadas medidas, nomeadamente no que toca à sensibilização das populações, mas é preciso mais.

“Há um claro abaixamento de consumo da parte das populações, o que significa que os apelos estão a ser seguidos, mas é preciso que haja uma maior poupança de água por parte das pessoas”, frisa.

Por isso, com as autarquias de Nelas, Mangualde e Penalva, Viseu está a lançar mão de outras medidas, como a reutilização de águas de pedreiras e o recurso a “etares” (estações de tratamento de águas residuais) portáteis.

Almeida Henriques fala ainda da necessidade de pôr em prática o transporte de água através de comboio, porque os recursos disponibilizados por via rodoviária estão a esgotar a capacidade existente.

“Neste momento, só em Viseu estamos a falar de cerca de 112 cargas por dia feitas por camiões-cisterna – uma operação extremamente cara. Mangualde também já o está a fazer, Penalva do Castelo também já está a fazer três ou quatro cargas por dia, mas há um momento em se que torna praticamente incomportável abastecer 130 a 140 mil pessoas através de um sistema só baseado na rodovia”, explica.

Em curso está, por isso, a elaboração de um plano de transporte de água por comboio. “Estudou-se esta possibilidade, o Governo tem estado em contacto permanente connosco, no sentido de fazer também um transporte nocturno por ferrovia”, confirma Almeida Henriques.

“De qualquer maneira, estamos a falar de um transporte de 500 metros cúbidos de água, não estamos a falar de uma solução milagrosa, até porque não há milagres nesta situação”, sublinha na Manhã da Renascença.

São dificuldades que aumentam com os problemas financeiros envolvidos nestas alternativas, usadas para o abastecimento de água. Almeida Henriques fala de um esforço enorme que as autarquias não estão a aguentar: em apenas 10 dias, só a Câmara gastou 200 mil euros – ou seja, “uma média de consumo de meios de 20 mil euros por dia”.

Por isso, diz o autarca, é necessário que o Governo disponibilize outras ajudas financeiras.

“O Governo já disponibilizou uma linha do fundo de carbono de 250 mil euros, mas é necessário olhar para esta situação. Esta é claramente uma situação de emergência do país”, destaca, acrescentando que “só a Câmara de Viseu já esgotou a verba que o Governo disponibilizou e ainda não assinou o protocolo”.

Para a próxima semana, está marcada nova reunião com o Ministério do Ambiente, donde poderão sair novas medidas de contingência para fazer face à seca, tendo em conta que não está prevista chuva para os próximos dias.

Os níveis de água nas barragens portuguesas são preocupantes. Duas centrais hidroeléctricas da EDP estão paradas por causa da seca e mais quatro estão sob "gestão prudente", segundo o jornal económico “Eco”.

Além disso, a EDP foi obrigada a condicionar a produção em Guilhofrei, Carrapatelo, Aguieira/Raiva e Belver, acrescenta a mesma fonte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    09 nov, 2017 Barreiro 13:47
    Sabendo que para este ano e para a situação que se vive estas minhas notas não podem já ser úteis, deixo-as para incentivar a que o uso de uma parte das verbas que estão a ser dispendidas, quer por particulares quer pelo estado para replantar, as possa levar em conta. O distrito de Viseu tem 5007km² e uma pluviosidade média anual de 1185mm (cai 1.185m³ em cada m²) , ou seja, como cada km² são 1000000 m² caem aproximadamente 5000 milhões de metros cúbicos de água no total do distrito. Se com pequenas modificações como são as valas de infiltração (regos nivelados a cruzar as linhas de água) e mini represas se conseguir aumentar a retenção de água no solo em 0.1% isso dá 5 milhões de metros cúbicos que vão alimentar as nascentes durante o verão e início do outono. Se for conseguido 1% de aumento de retenção já estamos a falar de 50 milhões de metros cúbicos. Se se olhar com atenção para as matas e plantações em geral verifica-se que quando existirem valas elas são abertas de modo a escoar a água e não a retê-la. Para haver mais no verão quando chove pouco é preciso guardar mais no inverno e na primavera. O mesmo se aplica a qualquer região do país.
  • Filipe
    09 nov, 2017 évora 12:25
    Esta é a realidade de Portugal , existem reservas por baixo do chão capazes de inundar Portugal , mas não , esperam que a desgraça aconteça . Depois é o que se vê , tanta Web Summit e depois morre-se e tem - se condições de vida em Portugal piores que nos anos 60 em África ! O que interessa é boas greves , subirem as escadas da Assembleia e com a Web Summit ficarem deitados na cama a trabalharem virtualmente , é o futuro de Portugal .
  • 09 nov, 2017 LX 11:25
    Podem sempre "migrar" como têm feito os africanos...
  • Manuel Pimenta
    09 nov, 2017 Lisboa 11:20
    País de zombies, nem assim se revoltam...

Destaques V+