Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Parem de usar antibióticos em animais saudáveis”, pede a OMS

08 nov, 2017 - 08:58

Alguns tipos de bactérias "já desenvolveram resistência à maioria ou mesmo a todos os tratamentos disponíveis" para humanos, avisa a Organização Mundial de Saúde.

A+ / A-

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda aos criadores de gado e indústria alimentar parem de dar antibióticos a animais de consumo humano para estimular o seu crescimento e prevenir doenças não diagnosticadas.

A nova recomendação da OMS, divulgada esta quarta-feira, visa "ajudar a preservar a eficácia dos antibióticos que são importantes para a medicina humana, reduzindo o uso desnecessário em animais".

Na nota de imprensa publicada no seu site, o organismo sublinha que a utilização excessiva e indevida de antibióticos em animais e pessoas contribui para a "ameaça crescente da resistência" das bactérias a antibióticos.

Alguns tipos de bactérias que causam infecções graves em humanos, acrescenta, "já desenvolveram resistência à maioria ou mesmo a todos os tratamentos disponíveis", havendo "poucas opções promissoras" em termos de terapêuticas alternativas.

Nesse sentido, o uso de antibióticos em animais saudáveis só deve ser considerado para prevenir doenças que tenham sido diagnosticadas noutros animais da mesma espécie, defende a OMS.

Sempre que possível, deve ser verificado nos animais doentes qual o antibiótico mais eficaz para tratar a infecção.

Em alternativa à utilização de antibióticos em animais, e como medidas de prevenção de doenças, a OMS aconselha o reforço da higiene e da vacinação e mudanças nas práticas de criação de gado.

O uso de antibióticos para estimular o crescimento de animais para consumo humano já é proibido na União Europeia desde 2006, sendo que algumas cadeias alimentares adoptaram a política de fornecer carne sem antibióticos, salienta a organização.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • sr.paulo
    13 dez, 2017 porto portugal 14:45
    Basta de tratar mal os nossos animais
  • DR XICO
    08 nov, 2017 LISBOA 09:57
    Só um reparo, pela foto pode depreender-se que a carne de borrego tem antibióticos, não é de todo verdade o único medicamento que as ovelhas levam durante um ano é a vacina obrigatória de "língua azul" em Portugal a engorda de borregos é feita no campo sem rações. pelo menos no alentejo todos os rebanhos são criados pelos pastos e no inverno com adição de feno.
  • DR XICO
    08 nov, 2017 LISBOA 09:52
    O mercado dá o que o povo pede... então vocês acham que um frango nos super... a 1.50€ Kg é natural e normal. estes animais são criados a comer 24h/dia, farinhas com nitroforanos, vitaminas sintéticas, antibióticos diluídos na água que consomem desde que nascem até ao abate, farinhas com matérias gordas (sobras de matadouros completamente podres), este tipo de alimentação é tb utilizado em coelhos, perus e porcos. Sãos estas as carnes que mais contribui para os CANCROS DO ESTÔMAGO, INTESTINO, PROSTATA ETC

Destaques V+