Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sobe para 34 o número de casos confirmados de legionella no São Francisco Xavier

07 nov, 2017 - 12:31

O novo boletim epidemiológico da DGS sobre este surto de legionella, datado das 12h00, indica que todos os infectados com a bactéria têm doenças crónicas já existentes.

A+ / A-

O número de casos confirmados de doença dos legionários no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, subiu para 34. Cinco doentes infectados encontram-se em unidades de cuidados intensivos, segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

O novo boletim epidemiológico da DGS sobre este surto de ‘legionella’, datado das 12h00, indica que todos os infectados com a bactéria têm doenças crónicas já existentes.

Tal como a DGS anunciara na segunda-feira, na sequência deste surto morreram duas pessoas.

A maior parte (68%) dos infectados neste surto têm idades iguais ou superiores a 70 anos: um infectado tinha entre 40 a 49 anos, dez entre 50 a 69 anos e 21 entre 70 a 89 anos. Dois doentes tinham 90 ou mais anos.

A bactéria também atinge mais as mulheres (65%).

De acordo com a DGS, o primeiro caso de diagnóstico da doença dos legionários foi confirmado a 31 de Outubro. Na sexta-feira foram confirmados oito casos, 14 no dia seguinte e quatro no domingo. Na segunda-feira foram confirmados sete casos.

A legionella é uma bactéria responsável pela doença dos legionários, uma pneumonia grave. A infecção transmite-se por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infecção tem tratamento efectivo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+