Tempo
|
A+ / A-

“Processo da Catalunha mostra que independência não é possível”

06 nov, 2017 - 18:43 • Paula Caeiro Varela

Ex-ministro de Rajoy assume erros de Madrid e defende reforma constitucional. Mas avisa que Catalunha não pode ser privilegiada.

A+ / A-

Veja também:


Se os independentistas ganharem as eleições na Catalunha, terão de agir como um governo separatista, mas no respeito pela lei. É o que defende José Manuel García-Margallo, ex-ministro espanhol dos Negócios Estrangeiros, para quem o processo da Catalunha veio mostrar que a independência não é possível.

“Se este processo doloroso serviu para algo foi para demonstrar a independência não é possível. Não é possível porque exige controlo de fronteiras e território, coisa que não aconteceu e exige um reconhecimento internacional, que também não se verificou”, afirmou Margallo, que participou esta segunda-feira num um debate sobre a questão catalã e a União Europeia, promovido pela Câmara de Comércio.

O ex-ministro acredita há condições para uma campanha eleitoral relativamente normal, na Catalunha, ainda que alguns dos ex-governantes catalães estejam detidos. “Não sei se o Governo pode jogar algum papel através do Ministério Público, eu creio que a grande maioria – para não dizer todos os candidatos – vão ter possibilidade de desenvolver uma campanha relativamente normal”, respondeu aos jornalistas que acompanharam o debate.

E o que acontece depois de 21 de Dezembro se, na Catalunha, os independentistas ganharem as eleições? José Manuel García-Margallo é claro na resposta. “Terão de mover-se dentro das competências que correspondem ao Parlamento e nada mais”, responde o ex-ministro, dando dois exemplos: “O Partido Nacional Escocês ganhou as eleições com uma maioria segura e isso não lhe deu o direito de convocar um novo referendo sobre a independência porque isso é uma competência do parlamento britânico. Se em Madrid referendássemos que não queríamos o IVA, garanto que o Ministério das Finanças não validaria o resultado.”

Prioridade à reforma constitucional

A reforma da Constituição deve agora ser prioritária, reconhece José Manuel García-Margallo, para quem há questões como a do financiamento das comunidades que têm de ser revistas. Mas, alerta, não deve ser uma reforma com privilégios para a Catalunha, embora a questão Catalã deve ter resposta nessa revisão constitucional.

“A proposta de reforma constitucional que escrevi em 2012 estava pensada à margem da questão catalã. Outra coisa é que essa reforma possa ajudar a encaixar a questão catalã, mas – insisto – sem conceder privilégios que não se concedem a outras comunidades autónomas”, defende o ex-ministro.

“Não teria sentido premiar os que fazem um golpe de estado contra os que obedecem à Constituição, portanto, se ganham, têm de mover-se dentro da Constituição, ou seja será um governo separatista que terá de exercer as suas competências dentro do que está definido no seu estatuto”, acrescenta Margallo, que reconhece culpas de Madrid no processo catalão.

“Creio que, nesta última fase, houve algum problema de comunicação se tivermos em conta os resultados e é uma das coisas que temos de corrigir. Em política, como na vida, não basta ter razão, é preciso que os outros te reconheçam a razão e se eu estou aqui é para defender as razões de Espanha perante um discurso independentista que tem ganho espaço nos meios de comunicação. E acho que isso tem que ser reconhecido e emendado, porque nós católicos, confessamo-nos, mas também temos a intenção de não voltar a errar”, remata o ex-responsável pela diplomacia espanhola.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    07 nov, 2017 Olivença 23:21
    «e se eu estou aqui é para defender as razões de Espanha perante um discurso independentista».Pois é precisamente isso que todos percebemos que este senhor como espanhol e possivelmente castelhano está de pedra e cal disposto a defender a lei do seu país sem que se tenha apercebido sequer que os catalães também se acham no direito de ter a sua lei e se verem livres das amarras de Madrid, isto é um discurso do mais puro imperialismo e colonialismo espezinhando a história e imaginando-se donos e senhores disto tudo, a máscara da democracia caiu-lhes por terra, mais parece estarmos perante o renascimento do hitlerismo.
  • José
    07 nov, 2017 Lisboa 00:46
    Estes Castelhanos agarram-se à Constituição feita em Madrid, como lapa à rocha. Ela é a sua vaca sagrada, mas até quando ? Será que os legítimos anseios dos Povos devem submeter-se a papéis, feitos ainda no pós-franquismo (1978), por herdeiros do ditador Franco ? Portugal teve uma Revolução 25A, mas em Espanha alguma coisa mudou em 1978 para que vestissem a capa da Democracia e a Europa ainda não percebeu a democracia musculada de Madrid, apoiado por uma Justiça muito politizada ... tudo menos imparcial.
  • Anónimo
    06 nov, 2017 Porto 22:46
    Irra! tanta discussão.entreguem o governo de Espanha ao Carlos "Pokémon" vão ver que ele muda logo de ideias sobre a independência.
  • AA@SAPO.PT
    06 nov, 2017 LX 20:52
    ESTE TAMBÉM DIRIA QUE A INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL TAMBÉM ERA IMPOSSÍVEL. E AINDA HÁ PORTUGUESES QUE OS OUVEM E APOIAM. TRISTEZA.
  • Mário Rodrigues
    06 nov, 2017 Leiria 19:59
    On dito senhor, como bom espanholista e falangista defendeu, sem dúvida, as razões da Espanha. E os idependentistas defenderão as suas razões. Portanto, não há Direito Internacional Público, porque no topo da hierarquia normativa, para os espanhóis, está a sacrossanta Constitución espanhola. E os Homens não nascem todos livres e iguais em direitos e dignidade!... Os espanholistas nascem mais livres e iguais do que todos os outros!...
  • paasado adiado
    06 nov, 2017 lisboa 19:09
    porquê ir para Bruxelas? melhor ir para Lisbon - Tugolândia, onde a politica é genuina, única e tem um propósito profundo e vasto: enriquecer os seus pares rapidamente, seja por colocações rechonchudas em empresas estatais, seja por reformas paradisiacas - num país riquíssimo - tudo o resto é paisagem de fingimento: a retórica é a mesma desde o 25A: repetitiva e sem qualquer conteúdo - esprimida nem água de esgoto dá; a atitude é de esbanajamento á "Lagardére" como diz a arraia miúda - quanto mais melhor, não importa o resultado, mas sim o saque . . . por isso esqueçam Bruxelas e vão para o paraíso aki tão perto: Lisbon, aí aprendem a verdadeira arte da política

Destaques V+