Tempo
|
A+ / A-

Depois de dois anos sem ordenações, Évora tem dois novos padres

06 nov, 2017 - 16:21 • Rosário Silva

Os dois novos sacerdotes são originários de fora da diocese. Um é italiano e outro é de Braga.

A+ / A-

Alessandro é italiano. Nelson, português do distrito de Braga. São os dois novos sacerdotes que se juntam ao clero da Arquidiocese de Évora. Foram ordenados, este Domingo, na Sé eborense, numa cerimónia presidida por D. José Alves.

“Depois de dois anos sem termos nenhuma ordenação, é um momento de júbilo, com estes dois novos presbíteros que vêm trazer novo alento e nova esperança”, salienta o arcebispo de Évora.

Para o prelado é, também, a “garantia de que Deus não se esqueceu de nós, está connosco, manifesta-se e acompanha esta igreja de Évora tão carecida de sacerdotes”.

Um milhar de pessoas participou nesta celebração festiva que quebrou um “jejum” de longos meses. “Há dois anos que não se celebravam ordenações sacerdotais”, recordou D. José Alves, ao mesmo tempo que salientou a generosidade de “diáconos, fieis, leigos e famílias da diocese” que espera continuar “a dar-nos mais vocações.”

Alessandro Cont tem 30 anos, nasceu em Belluno (Itália). Entrou no seminário Redemptoris Mater de Lisboa em Setembro 2009 e veio para Évora em Outubro de 2012, quando “nasceu”, na diocese, o seminário Redemptoris Mater.

“Estou contentíssimo, e ainda mais, por ver aqui a minha família, os meus amigos e todos os que me são próximos, assim como os que se tornaram família em Portugal”, referiu o novo padre, garantindo que isso o ajuda “a perceber” que “o meu ministério é para os outros e é uma graça enorme.”

O padre Alessandro Cont vai ficar, por agora, a colaborar com o pároco de Benavente.

Do distrito de Braga para o seminário de Évora, Nelson da Costa Fernandes, tem 25 anos e é natural de Aboim da Nóbrega, freguesia do concelho de Vila Verde.

“É um dia que marca a minha vida porque imprime carácter”, alude o novo sacerdote que há muito aguardava o dia da sua ordenação. “Um dia muito esperado, mas que me projecta para um futuro compremetedor, para uma entrega radical e compromisso sério.”

O padre Nelson da Costa Fernandes vai continuar a colaborar em diversas paróquias da vigararia de Arraiolos.

Na celebração, além do arcebispo de Évora, D. José Alves, concelebraram, D. João Marcos, bispo de Beja, D. Manuel Linda, Ordinariato Castrense (Bispo das Forças Armadas e Segurança), D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e D. Manuel Madureira Dias, bispo emérito do Algarve.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+